A
Forma errada de investir na qualidade da educação Brasileira denigre e
afeta de forma crônica, a qualidade da educação pública, o repasse dos
recursos para as instituições (Prefeituras e Estados) pelo governo
federal, provoca de forma cruel e direta uma série de prejuízos na
qualidade da educação e dos profissionais formados pela escola pública.
E
o pior é que aqueles que deviam zelar e investir honestamente esses
recursos, buscando melhorar tanto a qualidade do trabalho do professor
quanto à qualidade do aprendizado dos alunos, tentam iludir e ludibriar a
população afirmando que esse é seu interesse, e que os investimentos e
apoio a educação estão corretos, restando por tanto jogar todo problema
que passa a educação pública, naqueles que enfrentam todos os dias o
humor, os problemas e as transformações da sociedade em uma sala de
aula.
Hoje dentro das instituições
(Prefeituras e Estados), o que interessa são os resultados numéricos,
como quantidades de aprovados, número de desistentes e número de
evadidos, pois desta forma o governo federal ira penalizar as
instituições que tiverem redução no número de alunos, reduzindo de forma
proporcional os recursos enviados aquela instituição, enquanto que a
qualidade é um item que não merece qualquer interesse, já que a forma
errada de repasse dos recursos para as instituições, não priorizam esse
item, embora perante os vários discursos proferidos pelos gestores, eles
falem exatamente o contrário.
A forma com que os recursos federais são
repassados as instituições, dependem basicamente da quantidade de alunos
matriculados dentro dos ciclos a que as instituições controlam,
incentivando dessa forma uma verdadeira guerra por recursos federais
entre as instituições (Estados e Municípios). O item qualidade na
educação deve ser priorizado, os recursos destinados à educação devem
ser mais bem geridos e fiscalizados principalmente pelos ministérios
públicos de todo País.
O Parlamento nacional deve mudar essa
forma de repasse dos recursos para as instituições, procurando
privilegiar também a qualidade da educação, melhorando o interesse dos
alunos, incentivando o professor, restabelecendo também a extinta
participação dos pais e dos responsáveis pelos alunos, na construção do
conhecimento de seus filhos, fazendo-os reconhecer, e zelar a escola
pública e tudo de bom que ela tem a oferecer a sociedade.
INFORNATUS
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