Esta sigla VLT refere-se a um "Veículo Leve sobre Trilhos", que é um
pequeno trem urbano e movido a eletricidade. Seu tamanho permite que sua
estrutura de trilhos se encaixe no meio urbano existente. O VLT é uma
espécie de Metrô de Superfície, ou mesmo um "bonde" moderno tornando-se
alternativa de transportes em cidades como Campinas, Maceió e Recife ou entre cidades de médio porte como o Trem do Cariri entre Crato e Juazeiro do Norte, e Arapiraca. Fortaleza e Natal possuem um projeto de VLT para a Copa do Mundo de 2014, já que elas participarão do evento como sede. Salvador
também possui um projeto de VLT, no qual o atual sistema de trens
suburbanos seria adaptado e convertido num sistema de VLT, para
futuramente se integrar com o sistema de metrô da cidade, Também João Pessoa possui um projeto para implantar um VLT. Todavia, as únicas cidades com projeto em fase execução até agora são Brasília, Cuiabá e Santos-SP.
Cada conjunto forma aquilo a que se chama de unidade de material rolante (UMR) ou elemento VLT, constituído por um, dois ou três vagões articulados, ligados entre si e inseparáveis, que para aumentar a capacidade podem ser ligados a uma outra UMR. Não se deve confundir um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) com uma Unidade de Material Rolante (UMR),
pois este é unicamente uma parte constitutiva daquele. Assim um VLT
pode ser formado por um ou mais UMR pelo que VLT e UMR não são
sinónimos.
No Brasil, o primeiro sistema de veículos leve sobre trilhos foi o VLT de Campinas
- atualmente desativado, que operou efetivamente entres os anos de 1990
e 1995. Após o VLT de Campinas, o segundo sistema em funcionamento, que
ficou conhecido como Metrô do Cariri, é o que liga as cidades do Crato e Juazeiro do Norte,
e foi inaugurado oficialmente em 1 de Dezembro de 2009, com 9 estações e
uma linha de 13,6 Km de extensão. A primeira capital brasileira e o
mais novo sistema de VLT existente é o de Maceió. Em Recife, o VLT está gradualmente substituindo o trem a diesel. Também pretendem implantar o sistema algumas cidades nordestinas, tais como Salvador, São Luis, Teresina, João Pessoa, Natal , Arapiraca, além de Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro , São Paulo e as cidades do ABC paulista. Já está sendo implantado na cidade de Sobral no Ceará e em Cuiabá.
Na Baixada Santista, o projeto do VLT veio para substituir o TIM (Trem Intermunicipal), um trem de subúrbio que ligava as cidades de Santos e São Vicente.
Operou por alguns anos, até que em meados de 1999, o sistema teve seus
serviços interrompidos pelo governo estadual pela situação lastimável em
que se encontrava o sistema. Prometeu-se remodelar e modernizar o
sistema substituindo o TIM pelo VLT. Foi criado um projeto
aproveitando-se a linha do antigo TIM, ligando a área continental de São
Vicente (subúrbios) ao porto de Santos e outras duas linhas, uma
ligando Santos a Peruíbe e outra ligando Santos a Cubatão (COSIPA).
Este sistema seria a real integração de toda a metrópole de Santos e
São Vicente, o troncalizador do sistema de transportes metropolitanos,
onde as viagens entre as cidades da metrópole eram e ainda são feitas
por ônibus. Foram realizados vários estudos e vários projetos e traçados
alterados foram feitos e após várias seções públicas o projeto final
ficou pronto e definiu-se sete trechos a serem implantados.
Passados vários anos de morosas conversações e estudos sobre o
projeto, o governo estadual afirmou ser melhor a implantação de um
sistema de VLP (Veículo Leve sobre Pneu) pois alegaram este ser de menor
custo de implantação e de manutenção. Ainda assim, o VLT será
implantando na Ilha de São Vicente,
onde ficam as cidades de Santos e São Vicente, e o VLP nas linhas
integradoras às restante das cidades pertencentes a Região Metropolitana
de Santos e São Vicente.
As obras de implantação do VLT de Santos começaram no ano de 2011. No
primeiro semestre de 2014 ficou pronto um trecho em São Vicente e os
testes se iniciaram no dia 30 de agosto, com a movimentação de uma
composição entre as estações N. Sra. das Graças e Pref. José Monteiro.
Em suas próximas etapas o VLT da Baixada Santista se estenderá às
estações previstas para Santos.
Em São Paulo
Companhia do Metropolitano de São Paulo anunciou que vai passar a usar o VLT para complementar o metrô convencional. Serão 2 linhas novas:
- Linha 17-Ouro: Batizada de Metroleve Aeroporto, é uma linha que ligará as estações São Paulo-Morumbi e Jabaquara do Metrô ao Aeroporto de Congonhas, passando pela área de influência da Avenida Jornalista Roberto Marinho, pelos bairros do Panamby e Morumbi, e com integração às linhas e do Metrô, da CPTM e corredor ABD da EMTU. Está prevista para 2014.
- Linha 15-Prata: Será construída no trecho inacabado do Fura-Fila, ligando Ipiranga e Cidade Tiradentes. Quem estiver no trecho convencional da linha terá que sair e trocar de veículo para ir até o final.
No Rio de Janeiro
É um projeto elaborado pela prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com
a iniciativa privada de preparação para os Jogos Olímpicos de 2016. Faz
parte de um projeto municipal ainda maior chamado de Porto Maravilha
que objetiva revitalizar totalmente a região em torno do porto e
próxima ao centro da cidade. O VLT carioca colaborará com a demanda de
passageiros que já existe e aumentará em face as transformações
urbanísticas e viárias que farão a região portuária (atualmente
degradada) numa área comercial, cultural, residencial e de serviços. Os
seus trens ligarão a praça Mauá (centro) e o aeroporto Santos Dumont com
a rodoviária, a estação da Leopoldina (futura estação do TAV) e a
estação Central do Brasil pertencente a Supervia. Possivelmente terá
ligação com a estação da linha 2 do metrô Cidade Nova e passará perto
das estações da Cinelândia e Carioca pertencentes a linha 1 e 2 do
metrô.
Em Maceió
Atualmente se utiliza do modal ferroviário metropolitano, da CBTU
(Companhia Brasileira de Trens Urbanos). Pelo projeto os antigos trens
da CBTU serão substituídos por modernos VLT´s em todo o sistema
ferroviário metropolitano, que possui cerca de 32 quilômetros, até
dezembro de 2011. Atualmente em teste final, o VLT sai da Estação
Central de Maceió, com destino ao bairro de Bebedouro, passando pelas
estações: Mercado, Mutange, Fernão Velho. Com padrão de Metrô de
Superfície, o VLT atende os municípios de Satuba e Rio Largo e atende
cerca de 40 mil usuários/dia. A CBTU possui projetos de ampliação da
atual malha que chegará ao bairro das Mangabeiras (Shopping Maceió) e também ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.
A primeira composição do VLT chegou a Maceió em dezembro de 2010, e passou por vários testes. Autoridades do Ministério das Cidades, CBTU, Prefeitura de Maceió, e Governo do Estado esperam a vinda da presidente Dilma Roussef para a inaugurar o primeiro trecho do projeto. Começou a funcionar oficialmente no dia 10 de outubro de 2011.
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