quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Aprendendo Matemática de Forma Interativa



Tecnologia na Sala de Aula
Essa é mais uma importante vertente dentro do projeto “aprender matemática na feira livre”, objetivando situações que de forma prática deverá ser relacionada à vida diária dos alunos. É de suma importância que o professor comece explicando aos alunos as principais relações que serão abordadas dentro dos questionários que serão elaborados ou que possam surgir no decorrer das pesquisas. Dentre elas as relações entre as mudanças de quilograma para grama, descontos ou aumentos relacionados com porcentagem, tudo explicado utilizando a calculadora, que pode ser também através do celular, tablet ou qualquer outro aparelho tecnológico que o aluno possa utilizar para fazer os seus cálculos. Uma das situações que deverá ser utilizada dentro dos questionários será:  

Quando o aluno tiver conhecimento do valor (preço) por quilograma de um produto, e desejar saber quantas gramas ele poderá adquirir com certo valor (dinheiro) desse produto. O procedimento utilizado para fazer esse tipo de cálculo utilizando à calculadora deverá ser mostrado e frisado que se trata de uma operação mecânica, ou seja, esse procedimento poderá ser repetido em situações idênticas.

Exemplo1:
Na panificadora o quilograma do pão custa R$ 7,95.  No intuito de facilitar a venda o padeiro decidiu fazer algumas embalagens com alguns pães, expondo no pacote o valor (dinheiro) que cada pacote custaria. Edvan pegou um pacote que tinha como valor R$ 2,50. Quantos gramas contém o pacote que Edvan escolheu?

Resposta:
Para situações dessa natureza o procedimento que deverá ser utilizado com o apoio do equipamento tecnológico será: Multiplicar o valor (dinheiro) que custa o pacote em questão por 1000 e dividir o resultado pelo valor (dinheiro) que custa o quilograma, o resultado será a quantidade de gramas que procuramos. 2,50 x 1000: 7,95 = 314,46541 que vale aproximadamente 314,47 gramas.Quando a questão for um desconto ou aumento em porcentagem, deverá ser outra situação de grande importância a ser abordada.

Exemplo2:
O salário de Edvan por mês é de R$ 1.200,00. Sabendo que ele terá um aumento de 13% este mês. Quanto ele irá receber ao final do próximo mês?

Resposta:
Como o salário atual é de R$1.200,00 = 100%, e como se trata de aumento vamos calcular 13% do salário e depois soma-lo ao mesmo. Assim:


13% = 0,13 que deverá ser multiplicado por 1.200, logo: 0,13 x 1.200 = R$ 156,00 após adicionar esse valor ao salário atual teremos R$ 1.356,00 que é o valor que ele irá receber no próximo mês. Logo de forma mecânica fica:

Multiplicar o valor% na forma de número decimal pelo valor em questão (salário) em seguida somar o resultado ao valor (salário) em questão para obter o acréscimo. Quantos por cento de um determinado valor (qualquer) valem 30%? O procedimento é simples, porém deve-se prestar bastante cuidado quando for fazer os cálculos, por exemplo:

Quanto por cento de 80 valem 25?

Resposta:
Multiplicar o valor (25) no qual representa o percentual do total (80) por 100 e dividi-lo pelo total (80).

25 x100: 80 = 31,25 %

Conteúdos Explorados:
  • Frações
  • Números Decimais
  • Porcentagem
  • As Quatro Operações Fundamentais (Adição , Subtração, Multiplicação e Divisão) 

Portanto essa é a nossa contribuição complementar dentro do projeto “aprender matemática na feira livre”, demonstrando de forma prática aos alunos do 6º ano do ensino fundamental; formas e meios de utilizar em algumas situações, os aplicativos práticos de seus equipamentos tecnológicos, como celulares para trabalharem determinados problemas expostos pelo professor, que podem envolver de forma interativa a vida diária dos mesmos, sendo de suma importância para o sucesso do aprendizado o interesse e empenho dos próprios alunos.  
 
INFORNATUS






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