VLT CBTU JOÃO PESSOA |
Conforme
a CBTU, todo o sistema de trens da região metropolitana de João Pessoa será
substituído por oito composições do VLT. Duas delas já estão na Paraíba, sendo
que uma está em operação de forma experimental. Em quatro anos, a partir de
2015, todas as estações deverão ser reformadas, novos pontos construídos e o
sistema de trens metropolitano definitivamente modernizado. O investimento
inicial já chega a R$ 70 milhões,provenientes do Programa de Aceleração do
Crescimento (PAC) Equipamentos, do governo federal.Atualmente, o Sistema de
Trens Urbanos de João Pessoa é operado por composições a diesel. Apenas uma
linha férrea permite a operação do sistema e tem 30 km de extensão, passando
por João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita, com 10 estações em operação,
transportando cerca de 10,1 mil passageiros/dia.
O sistema de linhas férreas da Transnordestina começa no Porto de
Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE), e segue para o Porto de Suape,
em Ipojuca (PE), com aproximadamente 1,7 mil km, passando ainda pelo
Piauí.De acordo com Wladme Macedo, o trecho da Transnodestina que há na
Paraíba não será utilizado pelo governo federal e pode ser disputado
pelas cidades que têm interesse em instalar sistemas de trens.Wladme Macedo adiantou como poderia ser o funcionamento do sistema
ampliado de trens para outras cidades da Grande João Pessoa, como Cruz
do Espírito Santo, e municípios próximos, como Itabaiana.A ideia inicial contemplaria uma estação de integração em Santa Rita que permitiria baldeação para os outros municípios.Caso o sistema novo de VLTs não fosse suficiente para chegar até
esses locais, já com as oito composições, os trens antigos seriam
reformados, ganhariam ar-condicionado e as linhas também passariam por
reformas.
As cidades de Guarabira, Mari, Cruz do Espírito Santo e Itabaiana
estão entre as que podem ter ramais do sistema ferroviário metropolitano
já instalado na Grande João Pessoa. A informação foi confirmada pelo
superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Wladme
Macedo.Durante reunião com o prefeito de Mari, Marcos Martins, Macedo
afirmou que a CBTU tem interesse em esticar as linhas, mas esse
procedimento depende do governo federal. Segundo o superintendente, as
prefeituras estão de olho nos ramais da Transnordestina na Paraíba, já
descartados pelo governo federal, e que alcançam várias cidades do
estado, inclusive as quatro mencionadas acima. Também houve encontros e
discussões com outros prefeitos do Brejo e da Grande João Pessoa.Wladme explicou que os prefeitos interessados em ampliar o sistema
de trens devem fazer solicitações formais aos ministérios das Cidades e
dos Transportes. Só depois desse procedimento burocrático vencido e com
as devidas autorizações, é que a CBTU poderá agir.
“A Companhia não tem autonomia para decidir sobre a utilização das
linhas da Transnordestina na Paraíba. O caso cabe ao governo federal,
por meio dos dois ministérios, mas a CBTU tem interesse na ideia e
orientou os prefeitos que procurem Cidades e Transportes para que seja
resolvido. Estando autorizado, a CBTU tem todas as competências para
seguir em frente com a ampliação das linhas da região metropolitana”,
explicou Wladme.
Tribunal de Notícias
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