Celta 2011 |
Carro não é investimento: isso é um fato constatado por qualquer
comprador de carro 0KM, que vê seu patrimônio desvalorizar-se algumas
dezenas de reais no momento em que tira o carro da concessionária. Isso é
uma característica de todos os mercados automotivos desenvolvidos.
Apesar disso, em em função da elevada liquidez dos automóveis, muitas
famílias ainda vêem o carro como uma "reserva de valor" - um recurso que
pode estar disponível em caso de emergência, e, para esses casos, o
índice de depreciação do veículo é um dado importante, pois define o
quanto de dinheiro o consumidor irá perder.
A depreciação média dos carros brasileiros em um ano é de 15,3%,
variando para mais ou para menos de acordo com as características
(carros importados e mais caros tendem a desvalorizar mais). O agência
Molicar fez um estudo com os índices de desvalorização dos automóveis no
Brasil, e elaborou um ranking dos carros com base nesse requisito.
Como pode ser observado na tabela, o Celta, com desvalorização média de 9,7% depois de doze meses de uso, é o carro que menos desvaloriza.
Fiat Mille |
Em segundo lugar vem o Mille Economy,
da Fiat, com 10,1% de depreciação. Aliás, os carros da Fiat aparecem,
em média, como os menos depreciados do mercado, junto com os modelos
mais acessíveis da Volkswagen.
Subindo um pouco nos preços, vemos a Ford EcoSport XLT Freestyle e o
Honda Fit 1.4 LX-AT com um índice de desvalorização de 12,2% depois de
doze meses.
Gol |
Entre os carros grandes, a Captiva Sport 2.4
foi a que menos devaloriza, com 12,5% de perda de valor. Na outra ponta
temos o Omega, com desvalorização de 25%, mesmo assim ainda à frente do
Kia Carnival, que perde 25,5%.
Clique Aqui e Confira Tabela Completa.
Fonte: Molicar
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