A criação dos automóveis, meios de transporte
imprescindíveis na vida
de qualquer pessoa hoje em dia, não pode ser enquadrada em uma data específica.
Pelo contrário, os primeiros automóveis que surgiram foram frutos de sucessivas
aproximações e constantes adaptações tecnológicas.
Em 1769, Nicolas Cugnot desenvolveu um
sistema de carruagem que funcionava a motor a vapor.
Esta foi, sem dúvidas, uma das bases para o surgimento do automóvel. No
entanto, podemos considerar que o carro mais antigo da história foi criado por
Karl Benz, na Alemanha, em 1885. O alemão, fundador da empresa alemã
Mercedes-Benz e considerado o pai do automóvel, introduziu o uso do motor de
combustão interna a gasolina. Foi nesse momento que as pessoas começaram a
considerar a viabilidade de um veículo autopropulsionado, que oferecesse
condições maiores de comodidade, segurança e rapidez. A patente de Benz data de
29 de janeiro de 1886, na cidade de Mannheim.
Após o modelo apresentado pelo alemão,
vários outros foram sendo desenvolvidos. Um deles, criado no ano de 1884 por
Gottlieb Daimbler, possuía motores de
dois tempos. Mais tarde, uma empresa francesa - a Panhard et Levassor - iniciou
sua própria comercialização de veículos.A Inglaterra largou atrás do resto do mundo
devido à lei da bandeira vermelha (1862), a qual permitia que apenas uma pessoa
transitasse na parte da frente dos veículos, segurando uma bandeira vermelha
como forma de aviso.
A moda após a Primeira Guerra Mundial era
a fabricação de carros populares, veículos compactos e produzidos em série. A
suposta controvérsia a respeito de quem, de fato, fora o pai do automóvel se
deu entre o alemão Karl Benz e o americano Henry Ford. Não é difícil ver
pessoas e livros
afirmando que foi Ford o responsável por introduzir os veículos automotores,
fato que não é verdade. O que acontece é que Ford, o qual começou a fabricar
automóveis em 1908, iniciou muito depois que Benz, em um período em que o
alemão já havia patenteado a invenção. Talvez, o fato responsável por este
equívoco tenha sido o sucesso que o americano teve ao introduzir a produção do
automóvel em larga escala. O primeiro modelo, “Ford T", vendeu cerca de 15
milhões de unidades, uma marca impressionante para a época.
No Brasil e em praticamente toda a América
Latina, a produção do carro em série só se concretizou após a Segunda Guerra
Mundial. Nesse período, o Brasil viveu uma explosão da indústria automobilística.
No governo de Juscelino Kubitschek, montadoras de carro de todas as partes do
mundo se instalaram no país.
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