segunda-feira, 21 de julho de 2014

Rio Tinto - Paraíba


Rio Tinto é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 23.431 habitantes, distribuídos em 466 km² de área.

Fundada pelos herdeiros e filhos do sueco naturalizado brasileiro Herman Theodor Lundgren (Norrköping, c. 1835 - Recife, 1907) casado em 1877 com a então prusso-holsteniana, hoje seria alemã, naturalizada brasileira Anna Elisabeth ( 14 de janeiro de 1847, Barmstedt, Holstein - † 12 de maio de 1934 Recife, PE ), entre os quais sobressai Frederico João Lundgren ( 20.VI.1879 Recife - † 25.II.1946 Paulista), o qual associado aos outros herdeiros gizou e fez executar o implemento do projeto fabril da Companhia de Tecidos Rio Tinto e a urbanização imprescindível para o assentamento populacional envolvente. Rio Tinto foi povoada inicialmente tanto pelas famílias dos trabalhadores alemães como pelas famílias dos trabalhadores originários do próprio estado empregados na Companhia de Tecidos Rio Tinto. As famílias alemãs chegaram a constituir a única colônia germânica de fato acima do Centro-Sul do Brasil no Século XX. Com a desativação da parte fabril do conglomerado de produção têxtil dos Lundgren na Paraíba, a maior parte das famílias dos trabalhadores alemães dispersou-se migrando para João Pessoa ou deixando o estado.

O município é servido pela empresa de transporte Viação Rio Tinto, que faz a conexão intermunicipal. Rio Tinto possui parte de seu território sobre três terras indígenas identificadas ou demarcadas pela FUNAI ,com uma população de 2000 índios, cerca de 10% da população do município.
 
Clique abaixo e saiba também sobre:




 INFORNATUS



Nenhum comentário:

Postar um comentário