terça-feira, 22 de julho de 2014

Projeto Tecnologia na Escola


Justificativa


Inicialmente a ideia era construir um blog pessoal, onde eu iria publicar os meus textos publicados no Brasil Escola, e dessa forma utiliza-los em minhas aulas através do data show, quando eu achasse necessário. Assim que montei o meu blog pessoal comecei a imaginar o seguinte: 


- Será que existe uma forma de dinamizar essa ideia para toda a escola, ou seja, atrair o acesso espontâneo dos meus alunos e ao mesmo tempo ajudar os meus colegas professores? Foi assim que me veio à ideia do infornatus, um blog gratuito onde eu e meus colegas poderíamos publicar as nossas listas de exercícios, além de qualquer outra atividade que pudesse nos interessar. A atratividade dos alunos viria com as outras publicações e os outros aplicativos como músicas grátis, links com cursos grátis dentre outros, o que mais tarde veio atrair o acesso por parte de nossos alunos, prova disso é o alto número de acessos por parte de nossa cidade Guarabira – PB, o que pode ser verificado acessando o blog e clicando no aplicativo “REVOLVER MAPS”, na forma de globo. 

Objetivos 


O objetivo principal dessa ideia foi abrir para os nossos alunos um campo virtual e de fácil acesso, além de ser bem atrativo onde os mesmos podem a qualquer momento, seja quando estiver usando as redes sociais ou fazendo qualquer tipo de acesso a internet, sentirem-se atraídos em acessar o nosso blog na busca por algum aplicativo musical, ou qualquer outra atratividade e com isso acessarem os nossos conteúdos e as nossas publicações. Além disso, orientamos os professores que desejarem construir o seu blog pessoal a fazerem links diretos do infornatus para seus blogs, utilizando dessa forma em suas aulas online o conteúdo que desejar, acessando de forma direta o seu canal, o que lhe proporcionara uma aula diferente da tradicional. Além de obtermos resultados positivos quanto ao acesso de nossos alunos, por se tratar de um canal hospedado na rede mundial de computadores, de quebra estamos ajudando pessoas de várias partes do Brasil e do Mundo, prova disso são os comentários postados em várias publicações La expostas. 


Conteúdos Curriculares 


Listar os conteúdos principais torna-se inviável, pois se trata de um projeto multidisciplinar com vários conteúdos publicados além de listas de exercícios dentre outros, como jogos e atividades extracurriculares. 


Metodologia 


A metodologia utilizada é conhecida como virtual, ou seja, em algumas de nossas aulas utilizamos data show interligado a internet, no acesso direto ao infornatus dinamizando as ações de nossas aulas acessando as nossas listas de exercícios, e os nossos conteúdos previamente publicados.



Avaliação 


Há pouco menos de 2 anos que utilizamos esse projeto, mantendo o mesmo sempre atualizado, e hoje 27/06/2014 ultrapassamos os 114.000 acessos. Cerca de 62 Países do mundo incluindo o nosso já acessaram o infornatus pelo menos uma vez, no nosso estado o município de Guarabira comprova o acesso de nossos alunos.Cidade onde esta localizada a nossa escola comprovando com isso o nosso acesso e o de nossos alunos. 


Autoavaliação 


Além de construir uma fonte de informação e aprendizagem que pode ser acessada por qualquer um, em qualquer parte do mundo, montamos em nossas pesquisas um rico material informativo que abrange várias disciplinas e vários conteúdos ao mesmo tempo, onde além da facilidade dada na organização da procura dos conteúdos, podemos manipular os conteúdos e mantemos uma linha de contato direto com os nossos alunos 24 horas por dia. A experiência adquirida na construção do blog é outro aprendizado que me garantiu a capacidade de ensinar e montar sem custo algum, um blog pra nossa escola onde o mesmo será utilizado também para informações administrativas da escola para o publico virtual. Diante dos fatos e dados apresentados, avalio a nossa experiência como inovadora, no sentido da produção organização e utilização pelos alunos da escola publica.


O Projeto


O nosso projeto foi idealizado com o objetivo de utilizar o blog, um dos meios tecnológicos gratuitos e de grande eficiência, para expor além dos artigos pessoais; expor também conteúdos ligados direta e indiretamente, a nosso atual sistema educacional de forma interativa dentro da escola, podendo ser utilizado pelos colegas professores para divulgar seus conteúdos, lista de exercícios, dentre outras atividades além de estabelecer com os alunos, um contato direto e permanente através da internet. Alguns pontos foram decisivos na atratividade desse projeto, entre eles destacamos a organização e disponibilização dos canais de pesquisa, dispostos na parte superior inicial do blog, facilitando com isso a pesquisa por assunto. Outro ponto de destaque foi à diversidade de conteúdos dispostos de forma clara e objetiva, com o intuito de atrair o maior número de leitores seja da nossa escola, ou de qualquer parte do mundo virtual. Disponibilizando uma grande quantidade de informação e conhecimentos de forma fácil e acessível.


A diversidade de canais dispostos para pesquisa inclui além dos canais educacionais, links de interesse geral e de entretenimento, considerados também como essenciais na atratividade dos leitores. Matérias jornalísticas, projetos escolares, informes além de links para cursos gratuitos, e apostilas de diversos assuntos, também são disponibilizadas de forma fácil e acessível ao alcance de todos, bastando ao leitor possuir uma conexão com a internet. Desta forma também, tanto o acesso como a atratividade a links e sites como: Pronatec, Ideb e Obmep ficam mais acessíveis por estarem dispostos em local privilegiado, na parte superior do blog na forma de canal de acesso. A variedade das publicações, visando à atratividade relacionada ao entretenimento, vai desde receitas dos mais variados pratos, passando por paródias, músicas, versículos bíblicos e jogos interativos e lúdicos.


Nele também se encontra acessível mural de recados, e acesso direto a transmissões internacionais de rádio, com músicas que tocam continuamente de diversos gêneros. À escolha do nome “INFORNATUS”, foi devido à aglutinação das palavras: Informação + Atualizada, sendo colocadas na formação da aglutinação as letras “N” após a letra “R” e a letra “S” ao final, dando ao nome um som imperativo pluralizado, que ainda não havia sido usado na internet, além de ser um nome também fácil de ser memorizado, e encontrado em uma pesquisa simples no Google. Para acessar, é necessário apenas digitar na caixa de pesquisa do Google, o nome “infornatus”, pronto logo aparece o endereço, clique em cima e o acesso logo é estabelecido.  
  

Esse tipo de projeto pode ser explorado também em qualquer unidade escolar, seja pública ou privada, por ser de baixo custo e de grande acessibilidade no mundo virtual, até hoje 15 meses após sua criação, já contamos com exatos 64.486 acessos dos mais diversos locais do País e do mundo. Fica aqui publicado esse projeto, e suas qualidades para que a quem interessar possa que outros projetos de igual funcionalidade, sejam criados utilizando os mesmos ou outros melhores recursos, visando à disponibilização do conhecimento de forma geral. O infornatus tem como seus principais pilares de suporte, a informação o entretenimento e a aprendizagem virtual.

                                                       
 INFORNATUS
 

                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário