Copa Municipal de Matemática do Ensino Fundamental |
A
ideia de uma competição dessa natureza tem como objetivo principal o estímulo e
o incentivo ao estudo da matemática, essa disciplina tão necessária e presente
em nossas vidas diárias, utilizando para isso uma premiação à altura dessa
competição. Inicialmente deverá ser feito um cadastro de todas as escolas
participantes desse evento, logo após o cadastro instruir cada unidade escolar
a fazer internamente uma seleção dos interessados em participar utilizando para
isso uma avaliação específica contendo os conteúdos explorados pela competição.
Os
alunos contemplados deverão ser do 8º ao 9º ano do ensino fundamental, por se
tratar de séries que devido ao tempo de estudo possuem uma vasta bagagem de
conhecimentos devido às séries anteriormente estudadas. Estarão habilitados a
participarem da competição os três melhores classificados dentro das suas
unidades escolares, aos quais serão inscritos junto à secretaria municipal de
educação pelos gestores das unidades participantes para as seguintes fases da
competição. A fase seguinte será feita em três etapas a serem previamente
marcadas pela organização do evento, onde deve ser previamente divulgado os
critérios de desempate e as regras de classificação geral, esses critérios de
desempate devem ser elaborados pela organização do evento e os professores das
unidades escolares participantes, de forma que na última etapa fiquem no máximo
oito participantes, e que desses apenas três receberão a premiação final do
evento. Esse evento deve ser divulgado na cidade, nas mídias e dentro das
unidades escolares, procurando com isso estimular a participação e o interesse
do maior número possível de alunos, já que tudo isso nos possibilitara um maior
interesse no estudo da matemática o que na realidade é o nosso maior objetivo.
Com
relação às três últimas etapas elas deverão ser divididas em três tipos de
provas, sendo a primeira constante apenas de conteúdos específicos e respostas
diretas, contemplando assim aqueles classificados que possuem maior domínio das
definições e regras dos conteúdos propostos; a segunda deverá ser dividida em
50% de conteúdos específicos e 50% de problemas envolvendo os mesmos conteúdos,
por fim a terceira e última prova considerada a final, deve conter 100% de
questões envolvendo problemas práticos que possam ser resolvidos utilizando os
mesmos conteúdos do programa da competição. Ficará a critério da organização
escolher os professores que irão elaborar e corrigir as provas, desde que nenhum
dos professores das unidades participantes façam parte dessa equipe, claro por
motivos óbvios.
Essa
competição de acordo com a sua aceitação, poderá ser estendida para outros
municípios fazendo com isso, por exemplo, uma espécie de “Copa dos Municípios
de Matemática do ensino Fundamental”, essa é apenas uma ideia que pode ser
regionalizada no intuito das gestões Municipais, incentivarem o estudo da
matemática e deixarem a sua contribuição de forma concreta no desenvolvimento
de sua região. Como forma de valorizar esse evento, podemos utilizar um único
troféu para simbolizar o vencedor (a) no recebimento do prêmio, ficando esse
troféu exposto na escola onde o vencedor (a) estuda sendo simbolizado como
marco de orgulha pra essa instituição, até o próximo encontro que deverá ser no
ano seguinte, onde a mesma voltará para premiar o próximo vencedor (a), fazendo
com isso uma situação idêntica a Copa do Mundo de Futebol. A escola deverá também
ser Beneficiada com um prêmio simbólico, que poderá ser em dinheiro ou na forma
que a organização achar melhor.
INFORNATUS
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