quarta-feira, 23 de julho de 2014

Copa Municipal de Matemática do Ensino Fundamental


Copa Municipal de Matemática do Ensino Fundamental
A ideia de uma competição dessa natureza tem como objetivo principal o estímulo e o incentivo ao estudo da matemática, essa disciplina tão necessária e presente em nossas vidas diárias, utilizando para isso uma premiação à altura dessa competição. Inicialmente deverá ser feito um cadastro de todas as escolas participantes desse evento, logo após o cadastro instruir cada unidade escolar a fazer internamente uma seleção dos interessados em participar utilizando para isso uma avaliação específica contendo os conteúdos explorados pela competição.

Os alunos contemplados deverão ser do 8º ao 9º ano do ensino fundamental, por se tratar de séries que devido ao tempo de estudo possuem uma vasta bagagem de conhecimentos devido às séries anteriormente estudadas. Estarão habilitados a participarem da competição os três melhores classificados dentro das suas unidades escolares, aos quais serão inscritos junto à secretaria municipal de educação pelos gestores das unidades participantes para as seguintes fases da competição. A fase seguinte será feita em três etapas a serem previamente marcadas pela organização do evento, onde deve ser previamente divulgado os critérios de desempate e as regras de classificação geral, esses critérios de desempate devem ser elaborados pela organização do evento e os professores das unidades escolares participantes, de forma que na última etapa fiquem no máximo oito participantes, e que desses apenas três receberão a premiação final do evento. Esse evento deve ser divulgado na cidade, nas mídias e dentro das unidades escolares, procurando com isso estimular a participação e o interesse do maior número possível de alunos, já que tudo isso nos possibilitara um maior interesse no estudo da matemática o que na realidade é o nosso maior objetivo.  

Com relação às três últimas etapas elas deverão ser divididas em três tipos de provas, sendo a primeira constante apenas de conteúdos específicos e respostas diretas, contemplando assim aqueles classificados que possuem maior domínio das definições e regras dos conteúdos propostos; a segunda deverá ser dividida em 50% de conteúdos específicos e 50% de problemas envolvendo os mesmos conteúdos, por fim a terceira e última prova considerada a final, deve conter 100% de questões envolvendo problemas práticos que possam ser resolvidos utilizando os mesmos conteúdos do programa da competição. Ficará a critério da organização escolher os professores que irão elaborar e corrigir as provas, desde que nenhum dos professores das unidades participantes façam parte dessa equipe, claro por motivos óbvios.

Essa competição de acordo com a sua aceitação, poderá ser estendida para outros municípios fazendo com isso, por exemplo, uma espécie de “Copa dos Municípios de Matemática do ensino Fundamental”, essa é apenas uma ideia que pode ser regionalizada no intuito das gestões Municipais, incentivarem o estudo da matemática e deixarem a sua contribuição de forma concreta no desenvolvimento de sua região. Como forma de valorizar esse evento, podemos utilizar um único troféu para simbolizar o vencedor (a) no recebimento do prêmio, ficando esse troféu exposto na escola onde o vencedor (a) estuda sendo simbolizado como marco de orgulha pra essa instituição, até o próximo encontro que deverá ser no ano seguinte, onde a mesma voltará para premiar o próximo vencedor (a), fazendo com isso uma situação idêntica a Copa do Mundo de Futebol. A escola deverá também ser Beneficiada com um prêmio simbólico, que poderá ser em dinheiro ou na forma que a organização achar melhor.

 INFORNATUS


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