Devido o atual momento que passa a nossa sociedade, enfrentando crises
econômicas além das mais variadas dificuldades educacionais, surge em
nós que fazemos a atual educação pública, à necessidade de formular
situações e metodologias, que visam principalmente à melhoria na
qualidade do aprendizado de nossos alunos. Por tanto foi a partir de
observações feitas pelo modelo utilizado pelo ENEM (Exame Nacional do
Ensino Médio), que veio a ideia da “MEGA AVALIAÇÃO”.
Esse tipo de projeto visa uma série de benefícios, entre eles podemos destacar: Maior controle das secretarias de Educação dos Municípios que adotarem esse sistema, com relação ao processo de aprendizagem bimestral. Com relação aos alunos, uma verdadeira carga de responsabilidade será direcionada aos mesmos, no sentido de aumentar o dever e a responsabilidade, diante dos estudos e do desempenho de cada um deles individualmente.
Esse tipo de projeto visa uma série de benefícios, entre eles podemos destacar: Maior controle das secretarias de Educação dos Municípios que adotarem esse sistema, com relação ao processo de aprendizagem bimestral. Com relação aos alunos, uma verdadeira carga de responsabilidade será direcionada aos mesmos, no sentido de aumentar o dever e a responsabilidade, diante dos estudos e do desempenho de cada um deles individualmente.
Para que esse tipo de avaliação inicie-se, é necessária uma mudança
inicialmente no tipo de diário escolar onde serão registradas as notas
bimestrais. Hoje os diários tradicionais necessitam de acordo com a
disciplina estudada, que sejam feitas por bimestre no máximo três
avaliações, na mega avaliação será feita apenas uma avaliação por
bimestre, essa avaliação seguirá os moldes do Enem, ou seja, professores
designados pela secretaria de educação de cada disciplina em curso, do
quadro efetivo do município, irão elaborar as respectivas avaliações a
cada bimestre, podendo a secretária de educação mudar os professores
responsáveis pela elaboração a cada bimestre. Essas avaliações seriam
aplicadas no mesmo dia e horário em todas as escolas do município,
observando-se que será necessário um tipo de prova para cada turno por
motivos óbvios.
Cada professor que aplicar a prova poderá ao final da mesma, com o apoio de um espelho de correção, corrigir as avaliações que estão sob sua responsabilidade, facilitando assim a colocação da mesma no diário de classe, além da devida observação referente a cada aluno que será enviado a secretária de educação, para posterior análise. Aos professores durante todos os bimestres, ficará a incumbência de ministrar os conteúdos e preparar os alunos para as Mega Avaliações Bimestrais. Os conteúdos ministrados pelos professores, em cada disciplina e série deverão ser elaborados por todos os professores do quadro efetivo, em reunião pedagógica prévia antes de cada bimestre, onde os mesmos devem unir-se por área, produzindo desta forma o plano de curso a ser seguido por toda rede municipal de ensino.
Cada professor que aplicar a prova poderá ao final da mesma, com o apoio de um espelho de correção, corrigir as avaliações que estão sob sua responsabilidade, facilitando assim a colocação da mesma no diário de classe, além da devida observação referente a cada aluno que será enviado a secretária de educação, para posterior análise. Aos professores durante todos os bimestres, ficará a incumbência de ministrar os conteúdos e preparar os alunos para as Mega Avaliações Bimestrais. Os conteúdos ministrados pelos professores, em cada disciplina e série deverão ser elaborados por todos os professores do quadro efetivo, em reunião pedagógica prévia antes de cada bimestre, onde os mesmos devem unir-se por área, produzindo desta forma o plano de curso a ser seguido por toda rede municipal de ensino.
No novo diário escolar deverá com relação às notas, conter apenas dois
espaços por bimestre, onde no primeiro ficará a nota adquirida por cada
aluno por bimestre, e o segundo espaço ficara a disposição da secretária
de educação, para analisar cada caso em que o aluno não alcance o
objetivo, ou seja, a média necessária. Ficando ao critério da mesma a
permissão ou negativa ao aluno do direito de fazer uma recuperação, que
ficará a critério do professor da disciplina onde o aluno encontra-se
devidamente matriculado. Para que o aluno tenha direito a fazer a
recuperação bimestral, será pré-requisito necessário, que esse aluno
assista a uma determinada quantidade de aulas de reforço, em dia e local
predeterminado pela secretaria de educação, e que seja em turno oposto
ao das suas aulas normas.
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