Foto: culturamix.com
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A Suzuki Hayabusa
(também conhecida como GSX1300R em alguns países) é uma
motocicleta Hyper Sport originalmente apresentada pela Suzuki em 1999. Possui um motor
de 1.340cc
de 4 cilindros em linha, 4 tempos e foi exaustivamente testada como sendo a
motocicleta em produção mais rápida do mundo antes de um acordo de cavalheiros
entre os fabricantes japoneses em 2001 para limitar, eletronicamente, a velocidade das
motocicletas produzidas a partir daquele momento.
1999
O nome Hayabusa é a tradução japonesa
para Falcão-peregrino, o pássaro que é capaz de
velocidades superiores a 320 km/h e é, também, o predador natural (talvez
não por coincidência) do blackbird (nome atribuído a várias
espécies de pássaros), em uma clara referência à CBR 1100XX Super Blackbird pois,
quando foi lançada no mercado, em 1999, tomou o título de motocicleta mais rápida do mundo das
mãos da Honda. A
primeira geração da Hayabusa era chamada de GSX1300R e era impulsionada por um
motor de 1.299cc com 4 cilindros em linha, refrigerado a água. Esse motor
permaneceu praticamente inalterado até o modelo 2008 ser lançado no mercado.
Originalmente, o motor de 1.299cc é capaz dos seguintes números:
- 1/4 de milha (402m): 10.02s @ 231.26 km/h
- 60–130 km/h: 3.13s
- 130–160 km/h: 3.31s
- Velocidade Máxima: 317 km/h (recorde aferido pelo Guinness Book de 2000 e 2004)
- Potência: 180 cv (157cv @ 9.800 rpm, medido na roda traseira)
2008
A competição no segmento de motos Hyper Sport
cresceu muito com a inclusão de outras marcas, como BMW K1200S, Kawasaki Ninja ZX-12R e Kawasaki Ninja ZX-14. Esse crescimento fez com
que a Suzuki repensasse toda a estratégia de mercado da Hayabusa, revisando
todo seu modelo para o lançamento de 2008.
A Suzuki simplesmente abriu mão da designação GSX1300R em alguns países e
chamou a motocicleta de Hayabusa. O tamanho do motor cresceu para 1340cc
com uma taxa de compressão de 12.5:1. Após toda a
revisão, o ganho de potência obtido superou em de 12% ao propulsor anterior,
passando a gerar 197cv estáticos.
O combustível agora é injetado através de um novo corpo de borboleta de 44mm, usando o Suzuki
Dual Throttle Valve (ou somente SDTV), que pode-se resumir para os
menos entendidos técnicamente como a adição de mais um bico injetor em cada um
dos quatro cilindros, ou seja, agora são dois por cilindros, com ângulos
distintos, aumentando considerávelmente o aproveitamento do cobustivel
injetado, resultando neste considerável incremento de potência e torque. Há que
se ressaltar a presença do sistema SRAD (Suzuki Ram Air Direct), que acrescenta
cerca de MAIS 10cv acima dos 200Km/h, fazendo com que ela alcance a marca
próxima dos 210cv dinâmicos. O sistema de seleção do modo de pilotagem (chamado
de Suzuki Drive Mode Selector, ou simplesmente S-DMS) , uma
tecnologia introduzida na linha GSX-R, permite escolher entre três opções de
entrega de potência: "C" conforto (touring, com cerca de
120cv), "B" normal (média de aproximadamente 160 cv) e "A"
esporte (high performance, entregando ai a totalidade de 197cv). Uma das
características mais notáveis é a inclusão de um novo sistema de exaustão
4-2-1-2, que cumpre as exigências das regulamentações de emissão de gases EURO3
e EPA Tier 2, um
sistema de embreagem
deslizante, uma carenagem redesenhada, os piscas traseiros também foram
incorporados à traseira da motocicleta, para melhoria da aerodinâmica.
Apesar da velocidade máxima, uma das características mais marcantes do modelo,
ter sido limitada eletronicamente em 299 km/h, a aceleração está mais
rápida, mesmo comparada aos carros mais rápidos do planeta: de 0 a
160 km/h em 5.44s.
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