A Forma errada de investir na qualidade da educação
Brasileira denigre e afeta de forma crônica, a qualidade da educação pública, o
repasse dos recursos para as instituições (Prefeituras e Estados) pelo governo
federal, provoca de forma cruel e direta uma série de prejuízos na qualidade da
educação e dos profissionais formados pela escola pública. E o pior é que
aqueles que deviam zelar e investir honestamente esses recursos, buscando
melhorar tanto a qualidade do trabalho do professor quanto à qualidade do
aprendizado dos alunos, tentam iludir e ludibriar a população afirmando que
esse é seu interesse, e que os investimentos e apoio a educação estão corretos,
restando por tanto jogar todo problema que passa a educação pública, naqueles
que enfrentam todos os dias o humor, os problemas e as transformações da
sociedade em uma sala de aula.
Hoje dentro das instituições (Prefeituras e
Estados), o que interessa são os resultados numéricos, como quantidades de
aprovados, número de desistentes e número de evadidos, pois desta forma o
governo federal ira penalizar as instituições que tiverem redução no número de
alunos, reduzindo de forma proporcional os recursos enviados aquela
instituição, enquanto que a qualidade é um item que não merece qualquer
interesse, já que a forma errada de repasse dos recursos para as instituições,
não priorizam esse item, embora perante os vários discursos proferidos pelos
gestores, eles falem exatamente o contrário.
A forma com que os recursos federais são repassados as instituições, dependem basicamente da quantidade de alunos matriculados dentro dos ciclos a que as instituições controlam, incentivando dessa forma uma verdadeira guerra por recursos federais entre as instituições (Estados e Municípios). O item qualidade na educação deve ser priorizado, os recursos destinados à educação devem ser mais bem geridos e fiscalizados principalmente pelos ministérios públicos de todo País.
A forma com que os recursos federais são repassados as instituições, dependem basicamente da quantidade de alunos matriculados dentro dos ciclos a que as instituições controlam, incentivando dessa forma uma verdadeira guerra por recursos federais entre as instituições (Estados e Municípios). O item qualidade na educação deve ser priorizado, os recursos destinados à educação devem ser mais bem geridos e fiscalizados principalmente pelos ministérios públicos de todo País.
O Parlamento nacional deve mudar essa forma de
repasse dos recursos para as instituições, procurando privilegiar também a
qualidade da educação, melhorando o interesse dos alunos, incentivando o
professor, restabelecendo também a extinta participação dos pais e dos
responsáveis pelos alunos, na construção do conhecimento de seus filhos, fazendo-os
reconhecer, e zelar a escola pública e tudo de bom que ela tem a oferecer a
sociedade.
INFORNATUS
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