Imagem: Universia Brasil |
1) Use sua voz normal e natural
Levantar a voz para ter a atenção dos alunos não é a melhor estratégia. O ambiente e estresse
causados não valem à pena e podem provocar efeitos contrários. Os
estudantes irão espelhar-se em seu tom de voz, por isso evite o uso do
volume e tom elevados. Se você quer que as crianças falem e um volume
normal e agradável é importante que você seja o principal exemplo. Não
se esqueça também de diferenciar seu tom de voz. Ao pedir que os alunos
guardem seus cadernos e façam grupos, seja afirmativo e firme, em um tom
imperativo. Quando perguntar ou pedir a participação dos alunos na sala
de aula, ou questionar a importância de determinado fato, use um tom
convidativo e informal.
2) Fale apenas quando houver silêncio
Apenas espere. Aguarde que cada aluno reconheça sua presença, sem a
necessidade de qualquer apresentação ou manifestação. Lute contra a
tentação de falar ou chamar a atenção. Você irá perceber que a
iniciativa de calar-se e pedir silêncio virá dos próprios alunos e isso
faz toda diferença na construção do respeito mútuo.
3) Use comunicação não-verbal
Manter sua mão levantada e fazer contato visual
com os alunos é uma ótima forma de obter o silêncio e a atenção. Leva
um tempo para que os estudantes se acostumem com essa rotina, mas ela
funciona perfeitamente. Ao levantar sua mão, peça a eles que façam o
mesmo. Espere 5 segundos e abaixe o braço lentamente. Ligar e desligar a
luz rapidamente são métodos antigos e eficientes. Pode ser um sinal de
rotina para uma prova, por exemplo, quando faltam alguns minutos para a
entrega. Com alunos mais novos, você pode bater palmas
três vezes e ensiná-las a bater responsivamente duas vezes. É uma
maneira divertida e ativa de chamar a atenção sem precisar distanciá-los
de você.
4) Pontue problemas de forma rápida e sábia
Ao perceber um problema ou confusão pontual, resolva essa questão o
mais rápido possível. Mal estar e indisposições podem crescer
rapidamente e tornarem-se confusões e desentendimentos mais complicados
de resolver. Para resolver esses problemas de forma sábia, você e o(s)
aluno(s) devem separar-se do resto da turma, na porta ou lado de fora da
sala. Pergunte de forma ingênua “Como posso te ajudar?”, mas não faça
isso de forma sínica e que provoque mais ressentimento. Não acuse o
estudante de nada. Mostre que você se importa, mesmo se esse não for o
caso. O aluno ficará desarmado porque espera uma atitude de confrontação
e irritação. Sempre tenha uma abordagem positiva.
Diga, “Parece que você está com dúvidas” ao invés de “Porque você estava
conversando e não fez a atividade?”. Quando os estudantes tiverem
conflitos entre eles, tenha sempre uma atitude neutra,
não importando o histórico do aluno. Converse com eles durante o
intervalo ou na saída e uso uma linguagem neutra. Você deve agir como
mediador da situação, e eles devem aprender sozinhos como resolver o
problema de forma pacífica e madura.
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