3008 - RFFSA CENTRAL
A FA-1 data do início da década
de 40, quando a American Locomotive Co.
(ALCO), decidiu produzir uma locomotiva
capaz de competir com a versão FT da
General Motors.
O projeto do motor original de 1350 HP foi desativado até 1944 por causa da 2ª Guerra Mundial. Infelizmente, após os primeiros testes, foram detectados muitos problemas técnicos no super-alimentador do turbo e no virabrequim do motor, o que fez com que fosse imediatamente iniciado um novo projeto, o chamado "244", capaz de desenvolver 1500 HP. Os três primeiros protótipos construídos com este novo motor, deram origem à conhecida FA-1. O estilista industrial Ray Stevenson, foi quem delineou a forma externa geral, e as primeiras 37 locomotivas puderam ser vendidas à Gulf Mobile & Oil Co. A FA-1 foi modificada de sua versão original DL-208 para DL-208A, DL-208B para DL-208C, e posteriormente foi continuada com a versão FA-2. As primeiras doze locomotivas exportadas vieram para a E.F. Central do Brasil, durante os meses de Maio e Junho de 1948, e foram usadas para puxar os trens de passageiros Santa Cruz e Vera Cruz, entre Rio de Janeiro e São Paulo e entre Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
INDUSTRIAS REUNIDAS FRATESCHI LTDA.
Fone/Fax: 55 16 3626-9119 - Rua: Campinas, 490 | CEP 14075-070 - Ribeirão Preto - SP Brasil ferreo@frateschi.com.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário