Esse trabalho é o resultado de uma proposta
depois de ter sido testado e analisado em várias turmas do ensino fundamental,
do 6º ao 9º ano. Todos sabemos que infelizmente a matemática para a maioria dos
alunos é vista como um bicho papão ou coisa parecida, tornando cada vez mais
difícil o trabalho do professor que procura dentro das didáticas e das técnicas
dos estudiosos da educação formas e situações que facilitem a transmissão dos
conteúdos. Ao nos deparar com esse tipo de situação começamos a procurar ao
menos, uma situação que fosse ao mesmo tempo atrativa visando o interesse dos
alunos e justa na análise quantitativa do esforço do aluno no dia-a-dia da sala
de aula, essa proposta a que chegamos visa principalmente dois objetivos,
premiar os alunos esforçados e “alertar” aqueles desinteressados no intuito de
chamá-los a responsabilidade com relação as suas obrigações de aluno em sala de
aula.O termo “alertar”, esta sendo usado no sentido de
intimar esses alunos quanto as suas responsabilidades, já que a grande maioria
dos colegas de sala geralmente cumprem com o combinado entre eles e o
professor. Ficando também os mesmos desinteressados devendo explicações aos
pais ou responsáveis a respeito do seu mau desempenho já que o que se pede de
esforço é apenas o interesse por parte do mesmo e que isso é avaliado pelo
professor de forma quantitativa.
A PROPOSTA
Todo professor sabe, que todo aluno procura
sempre as formas mais rápidas de se obter resultados positivos, visando a sua
aprovação no final do ano letivo, para que isso ocorra alguns são capazes de
utilizar inclusive de meios ilícitos como a conhecida “cola” o que claro não é
legal, mas geralmente é praticada nas avaliações tradicionais. A nossa proposta
visa utilizar esse interesse por “nota” ou “pontos” como isca atrativa para o
interesse pelas atividades em sala de aula.
A nossa idéia é simples e de acordo com nossas
aplicações, na maioria das vezes eficaz. Toda atividade em sala de aula deve
ter um valor quantitativo dado pelo professor aos alunos que fazem as
atividades dentro de suas condições de conhecimento, ou seja, aqueles alunos
que fizeram todas ou parte das atividades, e que tentaram responder tirando
duvidas com o professor demonstrando interesse pelo assunto, ganham um “visto”
dado pelo professor junto a sua tarefa. No final do semestre uma das notas é
dada pelo somatório de todas as atividades assinaladas com o “visto”, aos
alunos que tiverem todos lhe será atribuída a nota máxima, aqueles que de algum
modo estiveram presentes em sala, mas deixaram de fazer algumas atividades, as
suas notas devem ser calculadas como média aritmética do valor máximo de
atividades produzidas.
Exemplo:
Suponhamos que até o final do semestre tenhamos
acumulado uma quantidade de 48 vistos, e um determinado aluno tenha apenas 20
vistos devemos fazer:
Observe que:
20 = quantidade de vistos do aluno
10 = a nota máxima a ser obtida
48 = a quantidade total de vistos obtida nesse semestre
Nota =20*10:48 =200:48 = 4, 1666... = 4,2
A nota obtida pelo aluno de acordo com a sua
produção em sala de aula é de aproximadamente de 4,2 pontos.
Claro obviamente que existem casos particulares
em que o aluno não participou de alguma atividade porque estava doente ou algo
parecido, deve-se então depois de justificada dar um prazo para que o mesmo
faça as tarefas atrasadas conquistando assim possivelmente se fizer todas as
atividades que falta a nota máxima. Este é o único modo do aluno recuperar a
sua nota neste tipo de avaliação. Ficando a critério dos colegas professores,
porém escolher outra forma caso ache necessário. Podemos observar que com esse
tipo de avaliação contínua conseguimos explorar inclusive entre os alunos o
senso de responsabilidade no dia-a-dia com relação as suas tarefas. Com relação
aos alunos que insistam em não participar das atividades fica neles o peso da
responsabilidade de explicar aos pais professores supervisão, o motivo pelo
qual deixou de fazer as atividades em sala de aula já que o mesmo estava em
sala e teve as mesmas oportunidades de seus colegas.
COMO EXPOR EM SALA ESSE PROCESSO
O professor deve logo nos seus primeiros dias de
aula, falar aos alunos a respeito desse tipo de procedimento avaliativo, ou
seja, explicá-los como funciona quais os deveres e obrigações que todos tem de
ter para que ninguém seja prejudicado, deixando bem claro que toda atividade em
sala de aula, até mesmo uma simples cópia tem seu valor quantitativo, que será
usada no final do semestre como uma espécie de bônus pelo seu interesse e
empenho com relação as atividades produzidas em sala de aula, ou até mesmo em
outros tipos de atividades pedagógicas. Ao expor todas essas informações, o
professor coloca em votação rápida quem aceita esse tipo de procedimento
pedagógico, claro que com isso assumindo a responsabilidade de cumprir com
todas as obrigações, até hoje em todas as turmas que fizemos esse tipo de
proposta obtivemos de 97% a 98% de adesão em sala de aula , ficando de 3% a 2%
com aceitação negativa, logo esses são enquadrados como aqueles alunos
problemáticos que não tem interesse em produzir em sala de aula. Exponho aqui
essa experiência no sentido de dar minha humilde contribuição didática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário