O sistema de freios é uma das partes mais
importantes de um veículo. Dentro dos diferentes tipos de sistemas de
freio os mais comuns em carros são o freio convencional à disco e o do
tipo ABS. O freio ABS é mais
eficiente que o freio convencional por permitir maior controle por parte
do motorista, uma vez que não causa o travamento das rodas. O sistema
de freio antitravamento, tradução em português para a sigla ABS, para
aos poucos o veículo e diminui o espaço de frenagem, elevando a
eficiência da direção.
O espaço de frenagem é significativamente
reduzido por conta da diferença existente entre os chamados coeficiente
de atrito estático (μe) e coeficiente de atrito dinâmico (μd). A força de atrito
surge quando há contato entre uma superfície e um objeto e deve-se à
rugosidade existente entre os dois, sendo chamada de atrito estático
quando o objeto está em repouso e de atrito dinâmico, ou cinético,
quando o objeto se movimenta. Os valores dos coeficientes de atrito
dinâmico são sempre menores que os valores dos coeficientes de atrito
estático. Existe uma equação, cuja demostração está baixo, que determina o espaço de frenagem. Veja:
Partindo da segunda lei de Newton, temos: FR = m.a
Sabendo que a força resultante sobre os pneus é a força de atrito :μ.N = m.a
Supondo a superfície plana, a normal será igual ao peso, logo: μ.m.g = m.a
Portanto, definimos a aceleração como: μ.g = a (1)
A partir da equação de Torricelli, temos: v 2 = v0 2 + 2.a.Δs (2)
Agora iremos considerar a velocidade final
como nula e a aceleração como negativa, já que se trata de uma
diminuição de velocidade, portanto: 2.a.Δs = v0 2 (3)
Finalmente, iremos substituir a equação 1 na equação 3, onde encontraremos o espaço de frenagem (Δs):
Δs = V0 2
2.μ.g
2.μ.g
Observe que existe uma relação
inversamente proporcional entre o coeficiente de atrito μ e o espaço de
frenagem Δs, logo, quanto maior for o coeficiente de atrito, menor será o
espaço de frenagem. Como os freios convencionais, ao serem acionados
bruscamente, causam o travamento das rodas, ocasionando deslizamento, o
atrito em questão é o dinâmico. Já os freios ABS impedem o deslizamento,
atuando então o atrito estático. Como o atrito estático é maior, o
espaço de frenagem para o freio ABS será sempre menor, podendo evitar
colisões em caso de acionamento de emergência dos freios.
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