quarta-feira, 24 de julho de 2013

Os Cinco por Cento ( texto para Reflexão )



 
Os Cinco por Cento 5%

O velho Professor tentou começar sua aula. Não conseguiu. Pediu silêncio educadamente. Não adiantou.

Foi ai que ele deu a maior bronca que já presenciei;
“Prestem atenção prestem atenção vou falar isso uma só vez”
Silêncio na sala. Ele continuou;
“Há muitos anos descobri que nós professores trabalhamos apenas 5%  dos alunos de uma turma. De cada 100 alunos, apenas cinco fizeram a diferença no futuro; tornam-se profissionais brilhantes e contribuem para melhorar a vida das pessoas. Os outros 95% serve só de volume, são medíocres e apenas passam pela vida.
Essa porcentagem vale para todos, de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas, só cinco são verdadeiros profissionais; enfim de cem pessoas, apenas cinco são especiais.

É uma pena não poder separar estes 5% do resto. Assim, eu deixaria apenas os alunos especiais nessa sala e colocaria os demais para fora, então teria silêncio para dar uma boa aula. Mas não há como saber. Só o tempo vai mostrar. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos á aula de hoje.”
A partir daí, minha turma tevê comportamento exemplar nessa matéria até o final do ano. Afinal, quem gostaria de ser classificado como “parte resto.”

Aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença. Ensinou que, se não tentarmos ser especiais no que fazemos, se não tentarmos fazer o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto.

Um abraço e boa leitura!
Raul Candeloso


Nenhum comentário:

Postar um comentário