sábado, 19 de maio de 2018

Chulé, o Que é e Como Prevenir

Imagem da Net
O “chulé” é o odor desagradável da transpiração dos pés, cujo nome oficial é bromidrose. Essa palavra tem origem grega, da junção de bromus, que significa “cheiro ruim”, e hidros, que é “água”.
A transpiração em si não tem um odor desagradável, pois o suor é composto basicamente de água (99%), cloreto de sódio, ácidos carboxílicos de baixa massa molar, ureia, sais de ferro, potássio, amônio, ácido lático, proteínas e outros componentes. O problema é que na nossa pele, principalmente nos nossos pés, existem milhares de bactérias, que são micro-organismos unicelulares de tamanho microscópico (0,2 a 1,5 μm de comprimento).

As bactérias alimentam-se de pedaços da pele de nossos pés, do suor acumulado e também de óleos constituídos de ácidos graxos. Depois de se alimentarem desses ácidos graxos, elas produzem alguns ácidos carboxílicos que são os verdadeiros responsáveis pelo indesejado “cheiro de chulé”. Um dos principais ácidos carboxílicos produzidos é o ácido valérico (C4H9—COOH) nome que vem do latim valere (“planta valeriana”) —, que também é o responsável também pelo cheiro do queijo roquefort.Outros compostos produzidos por essas bactérias que apresentam odor desagradável são o ácido butírico (C3H7COOH), o metanotiol (H3C-SH), a amônia (NH3) e a butanodiona. 

Se a pessoa tem uma má higiene com os pés, o problema agrava-se, pois a quantidade de bactérias aumenta, tendo em vista que elas gostam de um ambiente quente e úmido, e a quantidade de óleos também se eleva. Assim, para acabar com o cheiro de chulé ou pelo menos evitá-lo, você deve primeiramente lavá-los com água e sabão e secá-los bem, inclusive entre os dedos. Também é válida a utilização de sabonetes antibacterianos e fungicidas, pois impede a proliferação de bactérias na pele.Além disso, para tratar o chulé, é importante o uso de talcos antissépticos que também atuam na degradação e inibição de fungos e bactérias. Esses produtos possuem como constituintes, por exemplo, o estearato de zinco, que mata os fungos, e o ácido bórico e benzoico, que deterioram as bactérias. Lembre-se também de variar bastante os sapatos e de usar meias que permitam uma melhor ventilação para os pés.


INFORNATUS



Nenhum comentário:

Postar um comentário