sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Souza Esporte Clube - O Dinossauro do Sertão Paraibano

Imagem Net
O Sousa Esporte  Clube foi fundado em 10 de julho de 1991 com o apoio do empresário Valdeci Oliveira e outros abnegados do futebol sousense. O clube já nasceu profissionalizado com o objetivo de recolocar a cidade de Sousa no cenário esportivo paraibano.

Inicialmente atletas das equipes amadoras da cidade formaram o primeiro plantel, responsável pela conquista da Copa Integração de 1991, competição promovida pela FPF e que garantiu o Sousa nas disputas do Campeonato Paraibano a partir de 1992.

Em 1993, o clube se viu ameaçado de não ter condições de continuar na Série A do estadual devido a pendências financeiras. Surge a imagem do presidente Aldeone Abrantes que reestrutura o clube tornando-o uma das principais forças do futebol da Paraíba.


O Sousa surpreende e em 1994, conquista o Campeonato Paraibano e o vice-campeonato no ano seguinte. Em 1995, disputou a Copa do Brasil e participou ainda dos Campeonatos Brasileiros da série C de 1996 e 1997.

História contada no site www.sousaesporteclube.hpg.ig.com.br

No limiar da década de 90, a Federação Paraibana de Futebol teve a feliz iniciativa de criar a Copa Integração, porta de acesso das equipes sertanejas ao campeonato da divisão de profissionais. A competição em apreço, hoje a segunda divisão, foi realmente o inicio da política de interiorização do futebol paraibano. Em Sousa, no ano de 1992, o Guarani foi o campeão municipal, ganhando assim o direito de participar do certame da Segundona.

Suas pretensões, entretanto, foram de água abaixo, no momento em que o empresário Valdeci Oliveira e outros abnegados do futebol sousense fundam em 1991 o Sousa Esporte Clube. Ao Guarani, faltou a força política que sobrou no Sousa junto à Federação Paraibana de Futebol. O “Dinossauro” entra para a competição, basicamente formado por jogadores do Independente e mais alguns atletas do Guarani, Náutico, Portuguesa e Cruzeiro. A política da “ Prata da casa” deu certo e Aldeone Abrantes assume o comando técnico da equipe, conquista o titulo da então Copa Integração (segundona) e ganha o direito de representar o município no certame profissional do Estado.

Apesar de estreante na divisão especial, o Sousa não decepciona, pelo contrário realizou uma campanha bastante regular, terminando entre os seis melhores times da temporada de 1992. Até hoje não se esclareceu a origem da crise que explodiu no Sousa. No final do ano, Valdeci Oliveira deixa a direção, sendo seguido por outros companheiros de diretoria. O clube estava na eminência de fechar definitivamente as suas portas, encerrando de vez todas suas atividades futebolísticas.

Aldeone Abrantes parece ser mesmo um predestinado nos grandes desafios. Ele fez um trabalho de articulação junto aos desportistas, articula a sociedade e assume a direção da equipe. Convoca um elenco de abnegados sousenses e, apesar de todos pertencerem à classe média, toca o barco pra frente. No primeiro turno, houve um verdadeiro massacre da imprensa, dos torcedores e dos que abandonaram o time à sua própria sorte.

É que o time, no campeonato de 93, já estava acumulando nove derrotas seguidas e o protesto não deixava de ser até natural. Entretanto, no segundo turno, as coisas começaram a melhorar, devido aos investimentos procedidos por Aldeone, que chegou a vender seu próprio carro, para arrecadar recursos e garantir uma melhor campanha. No terceiro turno do campeonato, o time esteve a pique de decidi-lo. A torcida, paulatinamente, começou a retornar ao Paulão, em São Gonçalo, proporcionando boas arrecadações.

No final do ano de 1993, no período de ferias dos jogadores, Aldeone Abrantes reúne a sua diretoria e afirma taxativamente: " Vamos formar um time para ser campeão paraibano de 1994, embora que para tanto seja necessário um sacrifício de todos nós!" Enquanto o Prefeito Marizinho trabalhava para concluir o estádio Marizão, o guerreiro do povo começava a articular a realização do Torneio Inicio na cidade e os ex-diretores passaram a lhe chamar de louco. Moral da história: O Torneio Inicio foi mesmo concretizado no Marizão e o time dos "Dinossauros" acabou conquistando o titulo.

Por outro lado, os dirigentes dissidentes do Sousa Esporte Clube acabaram formando a Sociedade Esportiva Sousa, para tentar ofuscar a já brilhante ascensão do concorrente. Diz o velho ditado: " Quem não tem competência não se estabelece". Então, porque deixaram o barco à deriva? Só fizeram provocar uma guerra de nervos, um jogo psicológico que jogou torcida contra torcida, tentando pressionar não diretamente a diretora do Sousa, mas principalmente Aldeone Abrantes - o desportista do ano -, e por tabela, o prefeito Marizinho - o torcedor número um.

Quem trabalha, Deus ajuda... "Por isso me dediquei de corpo e alma para que o o Sousa Esporte Clube se tornasse campeão paraibano de 94", com todos os méritos, jubila-se Aldeone Abrantes, ao enaltecer o trabalho de toda a diretoria, a ajuda altamente positiva da Municipalidade, da torcida e da imprensa em geral.

O time do Sousa tem sido responsável por inúmeras revelações do futebol paraibano, a exemplo de Galeguinho, Juninho, Dôver, Inha, Welito, Rafael e outros, oriundos todos eles do futebol amador da cidade.
Sousa Esporte ClubeSOUSA ESPORTE CLUBE
Fundado em 10 de julho de 1991
Endereço: Rua Capitão Manoel Gadelha Filho, 57
1° andar - Sousa/PB - CEP: 58800-000
Estádio Antônio Mariz (Marizão)
WebSite: www.sousaesporteclube.hpg.ig.com.br e http://sousaesporteclube.com.br/ (desativado)

 INFORNATUS



Nenhum comentário:

Postar um comentário