segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A História da Associação Desportiva Guarabira

A ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA GUARABIRA, foi fundada em 2 de Maio de 2005, quando da necessidade de um clube para representar a cidade de Guarabira, pois a cidade e a região do brejo, há vários anos, não tinham um representante no campeonato paraibano de futebol profissional.

Naquela oportunidade um grupo de amigos resolveu assumir o antigo Guarabira Esporte Clube sem sucesso, pois ao assumirem o clube, encontraram dividas pré-existentes que inviabilizaram o projeto. Recuaram porém não desistiram e buscaram alternativas junto a presidente da Federação Paraibana. 
 
A solução encontrada era a de registrar, junto a FPF e CBF, um outro clube e assim o foi. Na oportunidade o Sr. Domingos Sávio Soares, presidente do Clube Amador, JUVENTUS ESPORTE CLUBE, realizou em, assembléia geral extraordinária realizada em 2 de Maio de 2005, a alteração da sua razão social, com a finalidade de assim desenvolver o futebol nas categorias amadora e profissional. Tendo o apoio do setor jurídico da FPF, através da Drª. Socorro Leite, que fez toda à adequação do estatuto e toda documentação, transformando-o o nome de fantasia Juventus Esporte Clube, para Associação Desportiva Guarabira, alterado as cores e escudo, em conformidade com as leis vigentes no país.

No mesmo ano de 2005, participamos da primeira competição oficial, a 2ª Divisão (Campeonato Paraibano de Futebol), com a participação de nove equipes: Desportiva, Picuí, Cruzeiro de Itaporanga, Santos, Serrano, Leonel, Auto Esporte, Esporte de Patos e Sabugy. Fomos Vice-Campeões, e nos classificamos para a elite do futebol da Paraíba. No ano seguinte obtivemos a liberação do registro junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para exercer a prática do futebol Profissional, a exemplo de outras equipes do quadro de filiados da Federação Paraibana de Futebol. Em 2006 e 2007, com boas campanhas, conseguimos se manter na 1ª Divisão, em 2008 porém, por ocasião de mudança de regulamento não convincente, descendemos a segunda divisão, entretanto, mesmo diante das dificuldades demos continuidade ao trabalho investindo nas categorias de base do clube.  O trabalho foi recompensado com o título de Campeão Paraibano de Juniores de 2008.

Em 2009 fomos Campeões Paraibano da 2ª Divisão em casa, ao vencer o Auto Esporte, no Sílvio Porto, por 1 a 0. Com o resultado, terminamos empatado em números de pontos com o Atlético Cajazeirense, mas levando vantagem no saldo de gols. Com o título veio o acesso a Primeira Divisão do Paraibano em 2010, onde permanecemos até 2011, vindo novamente a cair para a segundona, disputada em 2012 - onde quase conseguimos o acesso, realizando uma boa campanha na primeira fase (concluída com 100% de aproveitamento), mas pecamos na fase final e posteriormente não conseguindo o acesso. Em 2013, devido a falta de recursos e apoio devido, a Desportiva decidiu não disputar a volta à elite do Futebol Paraibano. O sonho continua em voltar a figurar no cenário futebolístico do estado - o Azulão é o único clube do Brejo que nos últimos anos vem sempre figurando entre as divisões de acesso e principal.
 
 
Manda seus jogos no Estádio Sílvio Porto, que, em 2006, foi comprado em um leilão pela prefeitura e transformou-se em um estádio municipal, com capacidade para 3.000 torcedores. O Guarabira tem como mascote o Azulão.O Guarabira foi criado em 1930, com a denominação de Guarabira Futebol Clube e suas cores iniciais foram o preto e vermelho. A primeira versão do clube teve vida curta, mas acabou motivando alguns desportistas do extinto clube à novamente se reunirem e fundar uma nova agremiação no dia 24 de junho de 1936, desta vez denominada de Guarabira Esporte Clube.
 
O novo clube acabou herdando parte do patrimônio do time antigo e em pouco tempo tornou-se o principal clube da cidade de Guarabira. A partir de 1946, o alvi-celeste passou a condição de clube de maior influência da região norte da Paraíba. O prestigio da equipe rendeu a participação na primeira edição do Campeonato Paraibano do Interior, em 1949, promovido pela Federação Paraibana de Futebol.A participação motivou os dirigentes guarabirenses a inserir a equipe no Campeonato Paraibano de 1952. Entretanto, a péssima campanha na competição e os altos custos forçaram o clube a pedir licença em 1953, retornando somente em 1959, quando mais uma vez, o clube deixou a desejar. As experiências na competição auxiliaram os dirigentes a buscar o profissionalismo.
 
Em 1964, o então presidente Benedito Targino conseguiu recursos para novamente participar do Campeonato Paraibano. O alvi-celeste guarabirense conquistou o vice-campeonato do Torneio Inicio de 1967. Em 35 participações na Primeira Divisão do estadual, o Guarabira obteve o seu melhor desempenho em 1969, quando conquistou o terceiro lugar.Em 2001, a equipe representou a Paraíba no Campeonato Brasileiro da Série C. Terminou na quarta colocação do Grupo C, onde os dois primeiros se classificaram (Treze-PB e São Gonçalo-RN, respectivamente em 1º e 2º lugar). O grupo ainda contava com Corinthians-AL em 3º, o Botafogo-PB em 5º e o Atlético-PB em 6º.
 
Na galeria de grandes jogadores, o antigo Guarabira Esporte Clube deu-se ao luxo de possuir nos seus elencos grandes atletas: Da Silva, França, Vavá, Nilton Sinval, Zé preto, Totonho, Grilo, Antonino, Manoel Pirpirituba, Geraldo Pereira, Naldo Santiago, Fraga, Carlinhos, Lula - Goleiro(que tomou o gol 999 do rei Pelé quando jogava pelo Botafogo),Mano que foi para o Treze, Gilson, Gil Araújo, e o mais folclórico deles, Guri, natural de Marí criativo nas frases que pronuciava.

Dos mais recentes atletas que passaram pelo Guarabira podemos lembrar de: Pedrinho Cangula, Tiquinho, Beto Potiguar, Rudmar, Gilson Sergipano, Ita, Ivan, Fábio, Walter Sanharol. Wagner Caaporã foi o jogador mais recente que deixou saudades entre os torcedores da atual Desportiva Guarabira. Carlinhos Paraíba, procedente da cidade de Rio Tinto foi o jogador que mais conseguiu êxito atuando pelo clube alviazulino, porque saiu de Guarabira para o Santa Cruz e hoje é considerado um dos melhores jogadores do elenco de Coritiba, equipe da primeira divisão do futebol brasileiro.

Dos grandes feitos da história do futebol guarabirense, a vitória do antigo Guarabira Esporte Clube sobre o Treze em 1984, por 1x0 gol de Tiquinho, transformou-se na maior glória do clube em termos de vitória fora de casa.Os tabús sempre fizeram parte da história de Guarabira Esporte Clube e Nacional de Patos, pois passamos muitos anos sem vencer esse adversário. Por ocasião da contratação de Pedro Cangula Pai de Marcelinho Paraíba, conseguimos quebrar o tabú em uma partida realizada no Estádio Silvio Porto contra o próprio Nacional, quando Pedrinho Cangula fez o gol da vitória.
 
Consta na história do futebol guarabirense dados importantes sobre o trabalho das divisões de base, onde conseguimos nos registos encontrar detalhes sobre a revelação de grandes jogadores que deram sua alma pelo futebol de Guarabira. Os dados aponta jogadores valiosos que foram revelados na cidade.Josias, Paulinho, Duca, Paulo Cézar, Abel, França, Nenem, Cirino, Naldo Santiago, Carlinhos de seu Ivan, Gilvan Ribeiro, Gilmário, Gilson, Cazuza (goleiro), Geraldo Cândido, Wilson Catatumba e Garrincha.É claro que outros grandes jogadores atuaram pelo antigo Guarabira Esporte Clube e o forte do futebol guarabirense, foi sempre a revelação de grandes valores. 
 

 INFORNATUS
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário