quinta-feira, 17 de julho de 2014

Uma Dúvida: Tatuagem Faz Mal a Saúde?

Dra Ana Escobar
Quem não observou a quantidade de tatuagens dos jogadores da Copa? Nunca uma seleção brasileira foi tão tatuada. E não eram só entre os nossos, vários jogadores de outros países exibiam tatuagens. Elas representavam sentimentos, crenças, amores, símbolos... E apareceram como verdadeiras joias estampadas nos braços, ombros, pernas, pescoço, no peito ou nas costas dos melhores jogadores de futebol do mundo!

Tatuagens viraram, nos dias atuais, objeto de desejo de muitas pessoas. Por isso a pergunta é inevitável: fazem mal para a saúde? Quais providências tomar para minimizar eventuais “riscos” ?

A primeira providência é verificar as condições da loja onde se pretende fazer a tatuagem. Veja se está de acordo com a legislação vigente, isto é, se tem autorização plena de funcionamento. A seguir, veja as condições dos aparelhos e, principalmente, as condições de esterilização. Pergunte se as agulhas são trocadas e descartadas após o uso. Tenha certeza de que a tinta NÃO é reutilizada e certifique-se de que você não tem alergia a elas. Tatuadores devem utilizar luvas e máscara. Lembre-se de que estes cuidados são muito importantes para evitar doenças graves, transmitidas pelo sangue contaminado. Como por exemplo, hepatite B, hepatite C ou HIV.

A tatuagem faz um “machucado” como se tivéssemos “ralado” a pele em algum lugar. Por isso não se esqueça de fazer os “curativos” recomendados e proteger o local de infecções até a cicatrização completa.

Deixe suas “marcas” no seu corpo com segurança total para que elas possam durar muitos e muitos e muitos anos!



 INFORNATUS


Nenhum comentário:

Postar um comentário