quinta-feira, 17 de julho de 2014

Campina Começa a Produzir Aviões em Setembro de 2014

A cidade de Campina Grande deve produzir, entre os meses de agosto e setembro, o primeiro avião de pequeno porte a ser fabricado no Estado. A aeronave será produzida por uma empresa paraibana, que desde o ano passado se prepara para iniciar os trabalhos no município. A Stratus Indústria Aeronáutica será a primeira desse segmento a se instalar no Estado e, inicialmente, deve contratar 40 funcionários para atuar na fabricação das peças e na montagem das aeronaves. Após essa primeira fase, a meta da empresa é atingir o número de 200 funcionários.

Além do impacto na receita municipal, a chegada do empreendimento também trouxe consequências positivas para a área da educação. Em virtude da demanda por mão de obra especializada para o setor, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) está construindo uma nova unidade de ensino do Senai na cidade. O Centro de Tecnologia Aeronáutica (CTA) funcionará no Distrito Industrial e serão oferecidas 40 vagas para a primeira turma. Segundo o diretor estratégico da Fiep, Juan Pinheiro, enquanto a sede da Stratus, que funcionará no Aeroclube da cidade, não fica pronta, a empresa começará a funcionar no mesmo local do CTA.

“Vamos concluir as obras no Distrito Industrial nos próximos 30 dias e acreditamos que entre agosto e setembro vamos iniciar as aulas no CTA e a fabricação da primeira aeronave. Para isso, cinco pessoas que vão trabalhar na fábrica estão participando de treinamentos em São Paulo e na Bahia, onde algumas peças já estão sendo fabricadas para adiantar o processo e podermos iniciar a montagem da aeronave na cidade nesse período”, explicou Juan, que também é sócio da empresa.

Em relação ao Centro de Tecnologia, Pinheiro explicou que ele nasceu da necessidade de mão de obra especializada na manutenção de aeronaves que o mercado vai demandar em um futuro próximo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário