segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pedagogia Progressista Crítico social dos contéudos (Histórico Crítica)

Manifestação da Prática Pedagógica

  • Marco teórico 1979.
  • A prática pedagógica propõe uma interação entre conteúdo e realidade concreta, visando a transformação da sociedade (ação compreensão-ação).
  • Enfoque no conteúdo como produção histórico-social de todos os homens.
  • Superação das visões não críticas e crítico reprodutivistas da educação.

Papel da Escola

  • Valorização da escola como espaço social responsável pela apropriação do do saber universal.
  • Socialização do saber elaborado Às camadas populares, entendendo a apropriação crítica e histórica do conhecimento enquanto instrumento de compreensão da realidade social e atuação crítica e democrática para a transformação desta realidade.

Função da Avaliação

  • Prática emancipadora.
  • Função diagnóstica (permanente e contínua): configura-se como um meio de obter informações necessárias sobre o desenvolvimento da prática pedagógica para a intervenção/reformulação desta prática pedagógica e dos processos de aprendizagem.
  • Pressupõe tomada de decisão.
  • O aluno toma conhecimento dos resultados de sua aprendizagem e organiza-se para as mudanças necessárias.

Relação Professor - aluno

  • Relação interativa entre professor e aluno, em que ambos são sujeitos ativos.
  • Professor e aluno são seres concretos (sócio-históricos), situados numa classe social - síntese de múltiplas determinações.
  • Professor é autoridade competente, direciona o processo pedagógico, interfere e cria condições necessárias à apropriação do conhecimento, enquanto especificidade da relação pedagógica.

Técnicas de Ensino

  • Discussão.
  • Debates.
  • Leituras.
  • Aula expositivo-dialogada.
  • Trabalhos individuais e trabalhos em grupo, com elaboração de sínteses integradoras.

Métodos de Ensino

Método da Prática Social


Pressupostos do Método
  • Decorre das relações estabelecidas entre conteúdo – método e concepção de mundo.
  • Confronta os saberes trazidos pelo aluno com o saber elaborado, na perspectiva da apropriação de uma concepção científico/filosófica da realidade social, mediada pelo professor.
  • Incorpora a dialética como teoria de compreensão da realidade e como método de intervenção nesta realidade.
  • Fundamenta-se no materialismo histórico: ciência que estuda os modos de produção.
  • A relação de indissociabilidade entre forma e conteúdo pressupõe a socialização do saber produzido pelos homens.
  • Os fins a serem atingidos é que determinam os métodos e processos de ensino-aprendizagem.
  • Busca coerência com os fundamentos da Pedagogia, entendida como processo através o qual o homem se humaniza (se torna plenamente humano).
  • A prática é fundamento do critério de verdade e da finalidade da teoria.
  • Incorpora o procedimento histórico como determinante da totalidade social.
  • É na mediação entre o pensamento e o objeto (enquanto o pensamento busca apropriar-se do objeto) que desenvolve-se o método.
Passos do Método
  • Prática Social (ponto de partida): perceber e denotar , identificar o objeto da aprendizagem.
  • Problematização: momento para detectar as questões que precisam ser resolvidas no âmbito da prática social, e que conhecimentos são necessários a serem dominados.
  • Instrumentalização: apropriação das ferramentas culturais necessárias à luta social.
  • Catarse: tomada de consciência.
  • Prática Social (ponto de chegada): retorno à prática social, com o saber concreto pensado para atuar e transformar as relações de produção - visão sintética.

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