Manifestação da Prática Pedagógica
- Marco teórico 1979.
- A prática pedagógica propõe uma interação entre conteúdo e realidade concreta, visando a transformação da sociedade (ação compreensão-ação).
- Enfoque no conteúdo como produção histórico-social de todos os homens.
- Superação das visões não críticas e crítico reprodutivistas da educação.
Papel da Escola
- Valorização da escola como espaço social responsável pela apropriação do do saber universal.
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Socialização do saber elaborado Às camadas populares, entendendo a apropriação crítica e histórica do conhecimento enquanto instrumento de compreensão da realidade social e atuação crítica e democrática para a transformação desta realidade.
Função da Avaliação
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Prática emancipadora.
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Função diagnóstica (permanente e contínua): configura-se como um meio de obter informações necessárias sobre o desenvolvimento da prática pedagógica para a intervenção/reformulação desta prática pedagógica e dos processos de aprendizagem.
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Pressupõe tomada de decisão.
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O aluno toma conhecimento dos resultados de sua aprendizagem e organiza-se para as mudanças necessárias.
Relação Professor - aluno
- Relação interativa entre professor e aluno, em que ambos são sujeitos ativos.
- Professor e aluno são seres concretos (sócio-históricos), situados numa classe social - síntese de múltiplas determinações.
- Professor é autoridade competente, direciona o processo pedagógico, interfere e cria condições necessárias à apropriação do conhecimento, enquanto especificidade da relação pedagógica.
Técnicas de Ensino
- Discussão.
- Debates.
- Leituras.
- Aula expositivo-dialogada.
- Trabalhos individuais e trabalhos em grupo, com elaboração de sínteses integradoras.
Métodos de Ensino
Método da Prática Social
Pressupostos do Método
- Decorre das relações estabelecidas entre conteúdo – método e concepção de mundo.
- Confronta os saberes trazidos pelo aluno com o saber elaborado, na perspectiva da apropriação de uma concepção científico/filosófica da realidade social, mediada pelo professor.
- Incorpora a dialética como teoria de compreensão da realidade e como método de intervenção nesta realidade.
- Fundamenta-se no materialismo histórico: ciência que estuda os modos de produção.
- A relação de indissociabilidade entre forma e conteúdo pressupõe a socialização do saber produzido pelos homens.
- Os fins a serem atingidos é que determinam os métodos e processos de ensino-aprendizagem.
- Busca coerência com os fundamentos da Pedagogia, entendida como processo através o qual o homem se humaniza (se torna plenamente humano).
- A prática é fundamento do critério de verdade e da finalidade da teoria.
- Incorpora o procedimento histórico como determinante da totalidade social.
- É na mediação entre o pensamento e o objeto (enquanto o pensamento busca apropriar-se do objeto) que desenvolve-se o método.
- Prática Social (ponto de partida): perceber e denotar , identificar o objeto da aprendizagem.
- Problematização: momento para detectar as questões que precisam ser resolvidas no âmbito da prática social, e que conhecimentos são necessários a serem dominados.
- Instrumentalização: apropriação das ferramentas culturais necessárias à luta social.
- Catarse: tomada de consciência.
- Prática Social (ponto de chegada): retorno à prática social, com o saber concreto pensado para atuar e transformar as relações de produção - visão sintética.
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