segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pedagogia Progressista Libertadora

Manifestação da Prática Pedagógica

  • Primeira experiência: Movimento de Cultura Popular no Recife (1964).
  • Projeto de Educação de Adultos:
- círculo de cultura;
- centro de cultura.

Papel da Escola

Formação da consciência política do aluno para atuar e transformar a realidade.
  • Problematização da realidade, das relações sociais do homem com a natureza e com os outros homens, visando a transformação social.

Função da Avaliação

  • Prática emancipadora.
  • Desenvolvimento e progresso do grupo a partir de um programa definido coletivamente com o grupo.
  • Prática vivenciada entre educador e educando,  no processo de grupo, pela compreensão e reflexão crítica.
  • Trabalhos escritos e autoavaliação em termos do compromisso assumido com o grupo e com a prática social.

Relação Professor - aluno

  • Professor e aluno são sujeitos do ato do conhecimento.
  • O professor é o coordenador de debates, adaptando-se às características e necessidades do grupo.
  • O aluno é sujeito ativo no grupo.

Técnicas de Ensino

Métodos e técnicas que se refazem na práxis: Grupos de discussões, debates, entrevistas.


Métodos de Ensino

Método Dialógico

  • O método exige uma relação de autêntico diálogo, em que os sujeitos do ato de conhecer se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido.
  • A problematização da situação permite aos alunos chegar a uma compreensão mais crítica da realidade através da troca de experiências em torno da prática social.
  • Deve possibilitar a vivência de relações efetivas.
  • Dispensam-se programas previamente estruturados, bem como aulas expositivas, assim como qualquer tipo de verificação direta da aprendizagem, formas essas próprias da "educação bancária", portanto domesticadoras.

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