Os professores de Matemática sabem que o aluno pode
apresentar resistência à matéria em virtude da forma como, em geral, os
conteúdos são apresentados. Por essa razão, novidades e atrativos são
sempre bem-vindos nas aulas.
A proposta de hoje é a utilização de tirinhas nas
aulas de Matemática. Como são muitos os autores que relacionam a
Matemática em suas historinhas, o professor pode empregar essas obras em
diversas situações e momentos, de acordo com a sua necessidade. Vejamos
algumas tirinhas e as situações em que elas podem ser empregadas.
Hagar, o Horrível, e os números racionais
Hagar, o Horrível – Chris Browne
Essa tirinha pode ser utilizada pelo professor para
introduzir os números racionais. O educador pode iniciar uma discussão
com os alunos, por exemplo, para saber quantos números há entre 1 e 10,
desafiando a turma a identificar a maior quantidade de valores positivos
menores do que dez. Questione ainda quais são os números citados por
Eddie Sortudo, pedindo à classe que os reescreva na forma decimal.
Turma da Mônica e a Conversão de Unidades de Medida
Turma da Mônica – Maurício de Sousa
A conversão de medidas não é lá um dos assuntos mais
atrativos para os alunos, não é mesmo? Essa tirinha pode abrilhantar o
debate sobre esse tema, trazendo para o conhecimento dos alunos unidades
de medidas menos usuais no Brasil, como a légua, a onça e o fahrenheit,
medidas de comprimento, de peso e de temperatura, respectivamente.
Peanuts e a Álgebra
Peanuts – Charles Schulz
E que tal fugir dos problemas e equações
tradicionais? Essa tirinha de Charles Schulz mostra um problema
matemático que pode ser resolvido com uma equação após o emprego de uma
boa interpretação. Desafie seus alunos a não deixar sua educação
“encalhar”, solucionando o problema das cidades que a Paty Pimentinha
não conseguiu resolver sozinha.
Calvin e Haroldo e a “Matemática Literária”
Calvin e Haroldo - Bill Watterson
O aspecto cômico da tirinha de Calvin e Haroldo pode
ser empregado na aula de Matemática para instigar a interpretação dos
alunos. Muitas vezes os educandos leem um problema matemático e não
conseguem interpretá-lo sem a intervenção do professor. Nossa sugestão é
que o educador peça aos alunos que expliquem a tirinha e produzam histórias em quadrinhos envolvendo a Matemática.
O Nied (Núcleo de Informática Aplicada à Educação – Unicamp) desenvolveu o HagáQuê,
um programa gratuito para criação de histórias em quadrinhos. Esse
programa pode ser uma alternativa para que os alunos possam produzir as
próprias histórias em quadrinhos na escola. Além disso, trata-se de uma
ferramenta riquíssima para o trabalho do professor, pois além de usar
histórias prontas, o educador pode elaborar tirinhas de acordo com a
necessidade de seu conteúdo.
Brasil Escola
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