Manifestação da Prática Pedagógica
- Educação centrada no estudante.
- Prática pedagógica antiautoritária.
Papel da Escola
- Promover o autodesenvolvimento e e a realização pessoal.
- Prioriza os problemas psicológicos em detrimento dos pedagógicos.
- Privilegia situações problemáticas correspondentes aos interesses do aluno.
- Enfoque no afrouxamento das normas disciplinares (as funções de professor e aluno se confundem).
Função da Avaliação
- Atividades avaliativas: debates, seminários, elaboração de
murais pedagógicos, relatório das pesquisas experimentos e estudos do
meio, trabalhos em grupo em que o educando deve aprender a fazer
fazendo e a pensar pensando.
Relação Professor - aluno
- O professor é um especialista em relações humanas.
- O relacionamento professor-aluno deve ser autêntico e pessoal.
- O professor tem que ser confiável, receptivo e intervir o mínimo
possível na aprendizagem do aluno, já que sua intervenção ameaça e
inibe o aluno.
Técnicas de Ensino
- Contratos onde alunos e professor estabelecem níveis de aproveitamentos, tópicos e conceitos ( nota A, nota B).
- Grupo de facilitadores: um presidente e um relator que preparam as sessões de estudo com o professor.
- Entrevista: criar no curso da entrevista uma atmosfera propícia para que o próprio aluno escolha seus objetivos.
- Trabalhos em grupo, pesquisas, jogos/criatividade, observação, experiência, dinâmicas de grupos, pesquisas.
Métodos de Ensino
Método Clínico de Rogers
- Contato com a realidade: o contato com a realidade torna a
aprendizagem significativa, pelo vínculo das experiências e motivações
do individuo.
- Autenticidade ou congruência: o professor deve ser sentido como pessoa unificada, integrada, congruente.
- Aceitação positiva incondicional: o professor aceita os sentimentos do aluno, em toda espécie de atitude.
- Empatia: capacidade de captar o mundo do aluno como se fosse o seu, em todas as reações ao enfrentar uma nova matéria.
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