- 1932 – Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, encabeçado por Fernando Azevedo;
- 1934 – Constituição;
- 1940 – Psicologismo Pedagógico;
- 1950 – Sociologismo Pedagógico;
- 1960 – Economicismo Pedagógico.
Papel da Escola
- Proposta de Escola Democrática, proclamada para todos.
- Valorizar os conhecimentos que o aluno traz, estimular alunos diferentes e que necessitam de estímulos diferentes.
- Ajustamento social por meio de experiências, em que a escola deve retratar a vida.
Função da Avaliação
- Valorização de aspectos afetivos - atitudes.
- Preocupação com a participação, interesse, socialização e conduta.
- Ênfase na autoavaliação.
Relação Professor - aluno
- O professor é um facilitador da aprendizagem, que auxilia o
desenvolvimento espontâneo da criança. Ele não deve ensinar, mas criar
situações para que os alunos aprendam.
- O aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem, um ser ativo.
Técnicas de Ensino
- Centros de interesse
- Estudo dirigido
- Método de projetos
- Fichas didáticas
- Contrato de ensino
As técnicas e os métodos exigem o uso de muitos
recursos didáticos e são orientados por três princípios:
individualização, liberdade e espontaneidade.
Métodos de Ensino
- Atividade: o ensino começa sempre com uma atividade, a qual pode suscitar um problema.
- Problema: alunos e professores devem resolver o problema.
- Levantamento de dados: os alunos levantam dados através de livros, estudo de campo, documentos, etc.
- Formulação de hipóteses explicativas: os dados organizados pelos alunos servem de base para a formulação de hipóteses.
- Experimentação: os alunos testam as hipóteses.
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