segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pedagogia Liberal Tecnicista



Manifestação da Prática Pedagógica

  • Surge no Brasil em meados da década de 50, mas é introduzida efetivamente no final dos anos 60, com predomínio a partir de 1978.
  • As Leis 5.540/68 (ensino universitário) e 5.692/71 (ensino de 1º e 2º graus) são marcos da implantação do modelo tecnicista.
Papel da Escola

  • Articula-se com o sistema produtivo para aperfeiçoamento do sistema capitalista, preocupando-se com a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, de acordo com as exigências da sociedade industrial e tecnológica.
  • Valoriza aspectos mensuráveis e observáveis.
Função da Avaliação

  • Ênfase na produtividade do aluno, mensurada a partir de testes objetivos.
  • Realização de exercícios programados.
  • Ocorre no final do processo, com a finalidade de constatar se os alunos adquiriram os comportamentos desejados.
  • Exagerado apego aos livros didáticos.
Relação Professor - aluno

  • O professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno, é o técnico responsável pela eficiência do ensino.
  • O aluno é um ser fragmentado, espectador que está sendo preparado para o mercado de trabalho para "aprender a fazer".
Técnicas de Ensino

  • Coloca a atenção em modos instrucionais que possibilitam controle efetivo dos resultados: instrução programada, pacotes de ensino, módulos instrucionais, etc.

Métodos de Ensino

Método Científico
  • Preocupação científica que está baseada em princípios da tecnologia educacional.
  • “Harmonização” entre as necessidades dos alunos e os valores sociais.
  1. Objetivos instrucionais operacionalizados em comportamento observável e mensurável.
  2. Procedimentos instrucionais.
  3. Ênfase nos meios, na instrução programada, nas técnicas de microensino, nos recursos audiovisuais.

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