Manifestação da Prática Pedagógica
- Surge no Brasil em meados da década de 50, mas é introduzida
efetivamente no final dos anos 60, com predomínio a partir de 1978.
- As Leis 5.540/68 (ensino universitário) e 5.692/71 (ensino de 1º e 2º graus) são marcos da implantação do modelo tecnicista.
- Articula-se com o sistema produtivo para aperfeiçoamento do
sistema capitalista, preocupando-se com a formação de indivíduos para o
mercado de trabalho, de acordo com as exigências da sociedade industrial
e tecnológica.
- Valoriza aspectos mensuráveis e observáveis.
- Ênfase na produtividade do aluno, mensurada a partir de testes objetivos.
- Realização de exercícios programados.
- Ocorre no final do processo, com a finalidade de constatar se os alunos adquiriram os comportamentos desejados.
- Exagerado apego aos livros didáticos.
- O professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno, é o técnico responsável pela eficiência do ensino.
- O aluno é um ser fragmentado, espectador que está sendo preparado para o mercado de trabalho para "aprender a fazer".
- Coloca a atenção em modos instrucionais que possibilitam controle efetivo dos resultados: instrução programada, pacotes de ensino, módulos instrucionais, etc.
Métodos de Ensino
Método Científico
- Preocupação científica que está baseada em princípios da tecnologia educacional.
- “Harmonização” entre as necessidades dos alunos e os valores sociais.
- Objetivos instrucionais operacionalizados em comportamento observável e mensurável.
- Procedimentos instrucionais.
- Ênfase nos meios, na instrução programada, nas técnicas de microensino, nos recursos audiovisuais.
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