Em razão de sua praticidade, economia de combustível em relação a outros meios de transporte
e precisão, a motocicleta é um meio de transporte bastante usado
atualmente. De forma bem simples, uma moto é uma bicicleta que não
funciona à tração humana, mas sim, com um motor elétrico que faz as
rodas girarem, proporcionando a locomoção.
O conde francês
Sivrac desenvolveu a primeira bicicleta, denominada celerífero. Após
isso, muitos aprimoramentos foram feitos em cima do invento, como por
exemplo, a instalação de um eixo vertical que permitia guiar o mesmo, ou
a transmissão por corrente, desenvolvida pelo inglês Lawson. De fato, a motocicleta surgiu com o alemão Gotlieb Daimler, o qual pode ser considerado o "pai
das motos”. Daimler, após ser demitido da empresa em que trabalhava,
usou o dinheiro da indenização recebida para investir em seu próprio
projeto. Juntamente com seu colega Wilhelm Maybach, o alemão trabalhou
em uma oficina improvisada no quintal de sua casa. Gotlieb Daimler e
Wilhelm Maybach desenvolveram um motor de 264 centímetros cúbicos com meio cavalo de força a 500 rotações por minuto, dimensões inéditas para a época.
Após algumas correções feitas no motor, decidiram o colocar em um
veículo. Em razão de sua simplicidade e baixo custo, acabaram resolvendo
coloca-lo no biciclo, uma modificação do antigo celerífero. Em agosto
de 1885, Daimler registrou a patente da motocicleta, batizando o invento
de Einspur. A partir daí, diversas modificações foram sendo feitas em cima do invento
de alemão, pois embora o mesmo tivesse sido a base para o
desenvolvimento das motocicletas, era muito diferente; parecia mais uma
motoca para crianças.
Em 1894, os alemães Heinrich Hildebrand e Alois
Wolfmuller inventaram motores mais potentes, chegando à velocidade de 60
km por hora. Os irmãos franceses Werner também aprimoraram o invento,
inclusive lhe dando o nome "motocyclette". Em 1897, na Inglaterra,
surgiu a primeira moto de competição, o que aumentou ainda mais a
popularidade das motocicletas.
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