sábado, 1 de dezembro de 2012

Tendências Pedagógicas



Pedagogia Liberal

Principais características
  • Justificação do sistema capitalista.
  • Ênfase na defesa da liberdade e dos direitos e interesses individualistas na sociedade.
  • Forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção.
  • Teoria não crítica (manutenção do "status quo").
Teorias Não-críticas
  • Manutenção do “status quo”.
Período de Predominância
  • 1549-1985
Tendências Pedagógicas

A Pedagogia Liberal divide-se em quatro Tendências Pedagógicas.
  • Tradicional
  • Renovada Progressivista
  • Renovada Não- Diretiva
  • Tecnicista
Pedagogia Progressista

Principais características
  • A escola é condicionada pelos aspectos sociais, políticos e culturais, mas contraditoriamente existe nela um espaço que aponta a possibilidade de transformação social.
  • A educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social e explicita o papel do sujeito construtor/transformador dessa mesma realidade.
Teoria Crítica
  • Sustenta a finalidade sócio-política da educação.
  • Instrumento de luta de professores ao lado de outras práticas sociais.
Período de Predominância
  • 1960-1990
Tendências Pedagógicas

A Pedagogia Progressista divide-se em três Tendências Pedagógicas.
  • Libertária
  • Libertadora
  • Crítico social dos conteúdos


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