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O
professor Jorge Lucena, do Centro Educacional Dom Helder Câmara,
colégio da rede municipal em Guarabira, leva projeto à feira de livre e
supermercados da cidade, para os alunos praticarem na atividade diária,
utilizando operações matemáticas ligadas a porcentagens.
O Projeto 'Aprender Matemática na Feira Livre', segundo o professor Jorge Lucena, visa nortear determinados conteúdos matemáticos para serem estudados e visualizados na prática diária dos alunos.
Veja como funciona o projeto do professor Jorge:
Detalhes sobre a atividade de Campo
O projeto aprender matemática na feira livre visa nortear, determinados
conteúdos matemáticos, para serem estudados e visualizados na prática
diária dos alunos, sejam da zona urbana ou rural de qualquer cidade
Brasileira. Tais conteúdos de acordo com a habilidade do professor podem
ser adaptados, a situações que os próprios alunos e seus responsáveis,
podem se submeter no dia a dia quando os mesmos procuram a feira livre,
ou até mesmo quando procuram os supermercados para comprar os seus
mantimentos diários, ou até mesmo buscando uma forma de comercialização.
Cada série seja do ensino fundamental ou médio, possuem conteúdos que
podem claro com a habilidade do professor e a colaboração dos alunos,
serem adaptados através de questões simuladas e ou atividades propostas,
para tornar aulas que poderiam ser tediosas, em aulas práticas onde os
conteúdos serão vivenciados dentro da realidade dos próprios alunos, no
maior laboratório ao ar livre que existe, ou seja, a feira livre. Se nos
reportarmos ao 6º ano do ensino Fundamental, podemos antecipadamente
mesmo antes da exposição de conteúdos como frações ou porcentagem,
mostra-los como responder determinadas questões que facilmente surgem no
nosso dia a dia, quando nos encontramos no comercio local ou até mesmo
quando estamos na feira. A atitude de chamar a atenção dos mesmos com
relação ao uso da calculadora para resolver esses questionamentos, pode
fazer surgir em alguns deles, o interesse em saber como e de onde vêm
essas teorias e técnicas, que estamos utilizando através da calculadora,
para resolver nossos questionamentos. Questionamentos como:
Se eu pagar a vista as minhas compras feitas no supermercado, que
custaram R$ 245,25 terei um desconto de 5%.Quanto vou pagar se eu
decidir pagar a vista?
Fui Comprar meio quilograma de frango, que custa na feira R$ 4,59 o
quilograma, mas o vendedor por confiar na sua habilidade no corte errou e
cortou 650gramas, e eu decidi levar tudo, ou seja, as 650gramas. Quanto
devo pagar pelas 650gramas?
Tenho direito a 25% do prêmio em dinheiro de um bingo que participei lá
na feira, por haver dividido os custos com outros colegas, sabendo que o
prêmio é de R$ 425,50. De quanto é o valor em reais que terei
direito?
Além dessas, outras situações diárias podem com certeza serem observadas
nas feiras e nos comércios locais. Observe como deveremos orientar os
alunos a resolver essas situações com o apoio da calculadora:
Na primeira situação fala-se a respeito de um possível desconto, caso as
compras sejam pagas a vista. Sabendo- se do valor que é de R$245,25 e
do possível desconto que é de 5%. Devemos através de exemplos mostrar
que o valor real da compra representa 100% = 245,25, e se o desconto é
de 5%, então 100%-5% = 95%, devemos agora calcular então 95% de 245,25.
Na Calculadora devemos orienta-los a fazer:
0,95 x 245,25 = 232,9875 = R$232,99 aproximadamente. Que será o valor a pagar com desconto.
A segunda situação refere-se à unidade de massa gramas, já que se
sabendo do valor praticado pelo quilograma que é de R$4,59, fica fácil
saber quanto pagar se a quantidade for de 500gramas, bastando calcular
4,59: 2 = 2,295 = R$2,30. Mas a coisa começa a se complicar porque eu
quero pagar 650gramas e não 500gramas. Na calculadora o procedimento
deve ser o seguinte:
650 x 4,59: 1000 = 2,9835 = R$ 2,99 aproximadamente. Que será o valor a pagar pelas 650gramas.
Na terceira situação queremos calcular 25% de 425,50, devemos então orienta-los a proceder da seguinte forma:
25% = 25/100 = 0,25, logo utilizaremos a calculadora da seguinte forma:
0,25 x 425,50 = 106,375 = R$ 106,37 aproximadamente Será o valor que vou
receber. Além dessas situações outras como 25 equivalem a quantos por
cento de 45? Bastando utilizar o seguinte procedimento:
25x 100: 45 = 55,555... = 55,6% aproximadamente
Aprender a fazer cálculos de porcentagem, ou calcular quanto pagar por
determinado produto, sabendo-se o valor a pagar por cada Kg e
desejando-se pagar por submúltiplos do Kg, como em gramas por exemplo,
utilizando para esse fim a tecnologia que se encontra a disposição no
momento, é uma proposta que pode se tornar incentivadora para o aluno,
já que no momento ele deverá apenas aprender que sequencia de cálculos e
valores ira digitar no equipamento tecnológico a disposição, para
encontrar as respostas procuradas.
A facilidade para encontrar as repostas procuradas ira habilita-los no
uso de novas tecnologias, o que nos dias atuais é bastante comum,
podendo fazer surgir a depender da empolgação adquirida, curiosidades
referentes aos conteúdos que deram origem aqueles cálculos produzidos
pelos aplicativos tecnológicos utilizados. Conteúdos esses que
posteriormente serão explorados pelo professor em sala de aula. Com
relação à pesquisa na feira, o professor pode designar os alunos a
fazerem em equipe ou individualmente quando forem a determinado local
com os pais, ou responsáveis, às anotações necessárias para em período
posterior com o apoio do professor, responder as perguntas propostas.
De forma interativa e como sugestão, o professor pode fazer uma aula de
campo na busca pelos dados da pesquisa com os próprios alunos,
levando-os ao comercio local e orientando-os na feira quanto à pesquisa
as anotações e aos cálculos que deverão ser feitos. Além de contribuir
para uma aula diferenciada e incentivadora, o professor estará mostrando
também na prática e dentro da realidade dos mesmos, que a matemática
existe em todas as situações comerciais, e que a tecnologia veio para
facilitar e agilizar resultados necessários para a sobrevivência de
todos, não substituindo com isso a necessidade do aprender e da origem
dos estudos que levaram inclusive a produzir os equipamentos que ora
estamos utilizando, para facilitar as respostas aos nossos
questionamentos. Enfim o professor principalmente de matemática, possui
esse rico laboratório ao ar livre para fazer uso do mesmo quando achar
necessário, e claro quando a educação e o empenho dos alunos forem
favoráveis na prática desse projeto.
Fica desta forma a nossa contribuição de forma complementar, ao projeto
“Aprender Matemática na Feira Livre”, visando mostrar que de forma
voluntária e em especial com o apoio e a expressiva colaboração do
aluno, o nosso campo de aprendizagem nesse rico laboratório ao ar livre
pode se tornar incentivador, dinâmico e interativo.
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