quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Hieróglifos

A palavra hieróglifo vem do grego e significa “Escrita Sagrada”. É uma escrita formada por desenhos e geralmente utilizada para escrever fórmulas de oferendas, rituais de passagem, o cotidiano dos Faraós e tudo que era considerado sagrado para os egípcios.

 Apenas os escribas, os sacerdotes e os membros da realeza conheciam a arte de ler e escrever os sinais sagrados. A escrita hieroglífica é formada apenas de consoantes e semivogais. Ela pode ser escrita em colunas ou em linhas e inicia tanto da direita quanto da esquerda. O que vai determinar por onde começamos a ler é o lado para o qual os sinais apontam.Os hieróglifos eram utilizados geralmente em templos, pirâmides, sarcófagos e em objetos de valor religioso. Para os assuntos do cotidiano era usado o hierático, uma versão mais simplificada dos hieróglifos, muito comum em papiros. Posteriormente surgiu o demótico, que em grego significa “popular”. A última etapa da antiga língua egípcia foi o Copta, que propiciou a chave para a decifração dos hieróglifos.

Os hieróglifos chegaram a ter cerca de 6900 sinais. Textos escritos nas épocas dinásticas continham mais ou menos 700 sinais, mas no declínio da civilização egípcia já eram usados milhares de hieróglifos, o que tornava a leitura muito difícil, fazendo com que o tempo se encarregasse de deixar a escrita em total esquecimento até a sua decifração por Jean Champollion.

Principais características dos Hieróglifos:


Organização: Os escribas agrupavam os hieróglifos de maneira que formassem um visual mais harmonioso. Em muitos registros, os desenhos de deuses e Faraós serviam já como Hieróglifo (significado/contexto), não precisando o escriba repetir o nome deles.


Espaçamento: Os hieróglifos não apresentavam espaços entre um sinal e outro. Para indicar onde iniciava e acabava uma palavra, eram usados alguns sinais, que determinavam a qual grupo tal palavra pertencia, dando também a ideia do término desta. A forma com que os escribas organizavam os sinais facilitava essa compreensão.


Beleza / Respeito: A beleza dos hieróglifos é o que chama a atenção de todos. A perfeição com que eram reproduzidos é fascinante e encanta pessoas que ainda hoje os usam das mais variadas maneiras (tatuagens, decoração, quadros…). Na escrita Hieroglífica havia também o respeito pelos deuses, que eram retratados sempre primeiro em alguns textos (nomes de Faraós eram mais comuns). É o que os egiptólogos chamam de “Inversão Respeitosa”.



Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito?Clique aqui.



 
INFORNATUS




Nenhum comentário:

Postar um comentário