As cidades
de Guarabira, Mari, Cruz do Espírito Santo e Itabaiana estão entre as que podem
ter ramais do sistema ferroviário metropolitano já instalado na Grande João
Pessoa. A informação foi confirmada pelo superintendente da Companhia
Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Wladme Macedo.
Durante
reunião, Macedo afirmou que a CBTU tem interesse em esticar as linhas, mas esse
procedimento depende do governo federal. Segundo o superintendente, as
prefeituras estão de olho nos ramais da Transnordestina na Paraíba, já
descartados pelo governo federal, e que alcançam várias cidades do estado,
inclusive as quatro mencionadas acima. Também houve encontros e discussões com
outros prefeitos do Brejo e da Grande João Pessoa.
Wladme
explicou que os prefeitos interessados em ampliar o sistema de trens devem
fazer solicitações formais aos ministérios das Cidades e dos Transportes. Só
depois desse procedimento burocrático vencido e com as devidas autorizações, é
que a CBTU poderá agir.
“A
Companhia não tem autonomia para decidir sobre a utilização das linhas da
Transnordestina na Paraíba. O caso cabe ao governo federal, por meio dos dois
ministérios, mas a CBTU tem interesse na ideia e orientou os prefeitos que
procurem Cidades e Transportes para que seja resolvido. Estando autorizado, a
CBTU tem todas as competências para seguir em frente com a ampliação das linhas
da região metropolitana”, explicou Wladme.
Hipótese
de funcionamento
Wladme
Macedo adiantou como poderia ser o funcionamento do sistema ampliado de trens
para outras cidades da Grande João Pessoa, como Cruz do Espírito Santo, e
municípios próximos, como Itabaiana.
A ideia
inicial contemplaria uma estação de integração em Santa Rita que permitiria
baldeação para os outros municípios.
Caso o
sistema novo de VLTs não fosse suficiente para chegar até esses locais, já com
as oito composições, os trens antigos seriam reformados, ganhariam
ar-condicionado e as linhas também passariam por reformas.
Transnordestina
O sistema
de linhas férreas da Transnordestina começa no Porto de Pecém, em São Gonçalo
do Amarante (CE), e segue para o Porto de Suape, em Ipojuca (PE), com
aproximadamente 1,7 mil km, passando ainda pelo Piauí.
De acordo
com Wladme Macedo, o trecho da Transnodestina que há na Paraíba não será utilizado
pelo governo federal e pode ser disputado pelas cidades que têm interesse em
instalar sistemas de trens.
Sistema
atual
Atualmente,
o Sistema de Trens Urbanos de João Pessoa é operado por composições a diesel.
Apenas uma linha férrea permite a operação do sistema e tem 30 km de extensão,
passando por João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita, com 10 estações em
operação, transportando cerca de 10,1 mil passageiros/dia.
Ampliação
confirmada
Conforme
a CBTU, todo o sistema de trens da região metropolitana será substituído por
oito composições do VLT. Duas delas já estão na Paraíba, sendo que uma está em
operação de forma experimental.
Em quatro
anos, a partir de 2015, todas as estações deverão ser reformadas, novos pontos
construídos e o sistema de trens metropolitano definitivamente modernizado. O
investimento inicial já chega a R$ 70 milhões, provenientes do Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos, do governo federal.
Por Vavá
da Luz
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