Centro de Patos - Paraíba |
Patos é um município brasileiro no estado da Paraíba,
localizado na microrregião de Patos, na mesorregião do Sertão Paraibano. Distante
307 km de João Pessoa, sua sede localiza-se no centro do estado
com vetores viários interligando-o com toda a Paraíba e viabilizando o acesso
aos Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco
e Ceará. De
acordo com o IBGE
(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2009 sua população era
estimada em 100.732 habitantes. Patos é a 3ª cidade polo do estado da Paraíba,
considerando sua importância socioeconômica.
A cidade de Patos é sede da 6ª Região
Geoadministrativa do Estado da Paraíba,
composta por 22 municípios, sendo eles: Areia de Baraúnas, Cacimba
de Areia, Cacimbas,
Catingueira,
Desterro, Emas, Junco
do Seridó, Mãe D'Água, Malta, Maturéia, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira, Várzea. Além disso, Patos é sede da 14ª Vara
Federal, que absorve 48 municípios e totaliza uma população de 462.662 habitantes.
Patos, com potencial de consumo de mais de um R$
1 bilhão em 2012, entrou no mapa das 20 cidades do interior do país com as
maiores taxas de consumo. Segundo pesquisa realizada pelas empresas McKinsey e
da Geomarketing Escopo, ela está inserida entre as cidades de interior que mais
crescem em todo o Brasil, conquistando a 16ª colocação no ranking dos 20
municípios que devem apresentar maior consumo entre 2010 e 2020. O levantamento
realizado pelo instituto americano teve por objetivo, mapear o consumo e as
novas perspectivas de mercado e a capital do sertão paraibano, empatou com
importantes cidades como Caruaru (PE), Corumbá (MS)
e Itaituba
(PA). Patos também foi apontada como 3° maior potencial de consumo da Paraíba
subindo 28 posições em comparação com 2013, ultrapassando Santa Rita e perdendo
apenas para a capital (R$ 13,3 bilhões) e Campina Grande (R$ 6,5 bilhões),
sendo também a 327ª colocação no ranking nacional segundo o IPC Maps, com a
previsão de R$ 1,371 bilhão de consumo – um incremento de R$ 200 milhões em
relação a 2013.
A sua importância geoeconômica próxima ao centro
geográfico da Paraíba e a proximidade com os Estados do Pernambuco
e Rio Grande do Norte, que por sua vizinhança com
a microrregião do Pajeú (PE), com a
microrregião de Caicó
e de Currais
Novos (RN), lhe concede condições para centralizar as atividades econômicas
de produção e de comercialização. Polariza geograficamente cerca de 70
municípios dos Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e da própria Paraíba
atingindo um raio de 170 km, totalizando uma população superior a 700 mil
pessoas. A cidade de Patos está na 3ª posição entre as cinco cidades que têm
53% de concentração das empresas no Estado da Paraíba, com 3,49% (6.562),
perdendo somente para João Pessoa e Campina Grande, respectivamente. Patos é a
32ª cidade com maior área territorial do Estado da Paraíba. Até
meados do século XVII, toda a zona que abrange o território do atual Município
de Patos era habitada pelos índios Pegas e Panatis. Os primeiros elementos
civilizadores a penetrarem a região foram os membros da família Oliveira Ledo,
que fundaram algumas fazendas de gado, tendo encontrado forte resistência por parte
dos gentios. Pouco a pouco foram os nativos obrigados a abandonar a região, à
medida que seus domínios eram conquistados pelos brancos.
Depois das fazendas de gado fundadas por Oliveira
Ledo, outras foram sendo formadas por colonizadores portugueses, que ali se
estabeleceram com seus escravos. O lugar primeiramente devassado chamava-se
Itatiunga, nome dado pelos gentios que significa "pedra branca". Mais
tarde, passou a chamar-se Patos. Segundo a tradição, a denominação de Patos
originou-se do nome de uma lagoa, hoje aterrada, situada às margens do rio
Espinharas, a qual era conhecida por Lagoa dos Patos, em virtude da grande
quantidade dessas aves ali existentes. Em 1752, o Capitão Paulo Mendes de
Figueiredo e sua mulher Maria Teixeira de Melo, que residiam nos sítios de
Patos e Pedra Branca, doaram parte de suas terras a Nossa Senhora da Guia. É
nessas terras que está edificada a cidade de Patos.
Em 28 de novembro de 1768 foi ratificada essa
doação pelos herdeiros de Paulo Mendes de Figueiredo, tendo início a construção
da capela em 1772. Nos seus arredores começou a surgir a povoação, que se
incorporou à Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pombal. Com o
desenvolvimento que foi tendo a povoação, a 6 de outubro de 1788, por Provisão
Régia, n.° 14, foi criada a Paróquia de Patos. A topografia dos terrenos do
município de Patos revela cotas situadas entre 240 metros à 580 metros. O seu
relevo é predominantemente ondulado à suavemente ondulado, com declividade
média à baixa, com exceção de áreas ao norte onde se localiza a serra de
Carnaúba, ao sul nos serrotes de Espinho Branco e Forquilha, centro-oeste no
serrote Serra Negra, noroeste nos serrotes Campo Alegre, Trapiá, e, serra do
Boqueirão, e, à oeste nos serrotes Pitombeiras, do Caboclo e do Tamanduá.
Nestas áreas a declividade é média à elevada.
Elevações
Rochosas
O município de Patos
encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio
Piranhas,sub-bacia do Rio Espinharas. Seus principais tributários são: o Rio
Espinharas e os riachos: São Bento, Cachoeira, do Morcego, Várzea Alegre, do
Ligeiro, do Mocambo, Logradouro, Poço Comprido, dos Pilões, da Pia, do Frango,
dos Macacos, Fechado, de Cupira, Santana, Cauassu, da Urtiga, do Meio, Lagoa de
Açude Belo Monte e da Cruz, além dos córregos: da Onça, do Acauã, Campo Alegre
e Cascavel. A cidade de Patos conta com o rio Espinharas os
açudes Jatobá e da farinha e também com o açude da Capoeira na cidade de Santa
Terezinha para abastecer Patos.
Rios e
Riachos
- Rio Espinharas
- Rio da Farinha
- Rio da Cruz
- Rio Panati
- Riacho dos Mares
- Riacho das Marrecas
- Riacho dos Pilões
- Riacho do Mocambo
- Riacho da Catingueira
- Riacho da Pia
- Riacho da Trincheira
- Riacho do Urubu
- Riacho da Urtiga
- Riacho do Frango
- Riacho da Palmeira
Abastecimentos
do município
- Coremas (1.200.000.000m³)
- Capoeiras (54.000.000m³)
- Farinha (27.000.000m³)
- Jatobá (17.000.000m³)
- Mocambo (1.000.000m³), além de dezenas de poços tubulares.
Açudes
O clima de Patos é semiárido
(tipo Aw segundo Köppen), quente e seco,com
poucas chuvas.O mês mais quente é Dezembro com média mínima de 20.4°C e média
máxima de 32.7°C,já o mês mais frio é Julho com média mínima de 17.1°C e média
máxima de 28.1°C. Patos se encontra na 18ª colocação no ranking 20 cidades mais
quentes do Brasil. Patos possui uma população de 100.674 habitantes
(IBGE - 2010), tem a 5ª maior população urbana do estado (97.278 habitantes -
IBGE 2010) que corresponde a 96,00% e urbana na sede municipal (96.339 - IBGE
2010) que equivale a 95,00%. Possui a 9ª densidade demográfica da Paraíba,
atrás apenas de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Campina
Grande, Guarabira,
Lagoa Seca,
Nova
Floresta e São Sebastião de Lagoa de Roça (IBGE
- 2010). Em 1940, Patos chegou a ser mais populosa que Campina
Grande. Enquanto Campina Grande possuía cerca 33 800 habitantes,
Patos superava com uma população de 41 850 habitantes.
Patos ocupa a 6ª posição no PIB (Produto Interno
Bruto) no estado da Paraíba, atras apenas de João
Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita,
Bayeux com R$ 692,747 milhões, em 2010, um
acréscimo nominal de 12,6%. Vale salientar que a Região Metropolitana de Patos ocupa a
3ª posição no PIB no estado da Paraíba com
R$ 1 284 372 bilhão, atras apenas das regiões metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande,
respectivamente. A cidade de Patos, localizada no pediplano
sertanejo, é considerada uma das mais importantes cidades do sertão do Nordeste
por se apresentar como um polo comercial que abrange mais de setenta municípios
do sertão nordestino. Tem seu ponto forte o comércio,
o qual deixa sua população flutuante em torno de 130 mil pessoas. Em épocas
festivas como o São João, o fluxo de turistas eleva a
população para 200 mil pessoas aproximadamente. É também considerada a cidade
de melhor distribuição de renda e estrutura urbana, com baixíssimos índices de
violência urbana. Cidade rica em minério e centro de comercialização da agricultura
regional, Patos destaca-se como um dos municípios de mais rápido
desenvolvimento industrial do sertão paraibano. Patos é um município do estado
da Paraíba, localizado à margem esquerda do Rio
Espinharas. Tem uma altitude de 242m e clima semi-árido
e quente. A economia
baseia-se na cultura
do algodão
e do feijão.
As principais indústrias são as de calçado, extração de óleos vegetais e
beneficiamento de algodão e cereais. Tem grande riqueza mineral, com jazidas de mármore
cor-de-rosa e ocorrências de ouro, ferro,
calcários
e cristal de rocha.
Patos liga-se a todo o Nordeste
e ao Sul por ferrovia e rodovias.
Dados do Sistema Público de Emprego do Ministério
do Trabalho apontam que o município de Patos possui atualmente um total de
9.902 trabalhadores em atividade no mercado formal do trabalho. Os dados
incluem todas as atividades do setor privado, a exemplo de Comércio e Serviços,
Indústria de Transformação, Construção Civil, Agropecuária, Serviços
Industriais de Utilidade Pública e o Extrativismo Mineral, assim como os
trabalhadores formalizados nas repartições públicas municipais, estaduais e
federais. Dos 9.902 trabalhadores com vínculo efetivo em Patos, 5.731 são
homens, o que corresponde a 57,87% do total, enquanto 4.171 são mulheres, o que
equivale a 42,13% de toda a mão de obra. Os dados incluem apenas a realidade do
mercado de trabalho patoense, até o ano de 2010, uma vez que o Sistema é
atualizado a cada ano. Na distribuição por segmento, comércio e serviços
aparece com 5.638 (56,93%) dos empregos formais, seguido da administração
pública com 1.760 trabalhadores regulares, ou 17,77%, e da Indústria de
Transformação, que tem segundo o Ministério do Trabalho, 1.539 trabalhadores,
ou 15,54% do total. Em 1936, foram instalados em Patos os dois primeiros
telefones magnéticos, ligando a fazenda Jatobá ao Posto do DNOCS, situado na
Rua Antenor Navarro, 372. No ano de 1951, instalaram-se dois telefones
particulares com finalidade comercial, entre o Escritório do Senhor Severino
Lustoza de Morais, localizado na Rua do Nego e sua fábrica de óleo vegetal,
situado na Rua do Prado, denominada de Indústria de Produtos Alimentícios -
IPAL. Em 1954, surgiram outros dois telefones que serviram ao público, ligando
o Hospital Regional de Patos a um poste localizado na esquina do Banco do
Brasil, onde hoje funciona o Posto Paizão, na confluência das ruas Bossuet
Wanderley e Epitácio Pessoa, que, na época chamava se Benjamim Constant.
O ponto de partida real surgiu por iniciativa do
Prefeito Nabor Wanderley no dia 12 de Julho de 1958, com a instalação da
primeira Central Telefônica. Automática com quinhentos terminais. Sistema AGF
de fabricação da ERICSSON. A primeira ligação com telefone interurbano apareceu
em 1959 ligando Patos ao então Distrito de São José do Bonfim, hoje município
de mesmo nome. A época de implantação da primeira central, foi marcada por uma
série de resistências de algumas famílias que achavam que Patos não estaria a
altura de receber tal benefício. Segundo o motorista do Prefeito José Rodrigues
de Lima, esse teria sido mais um grande mérito do Dr. Nabor, que visitando casa
a casa conseguiu convencer os mais irredutíveis e mais tarde ser reconhecido
pela grande obre no campo da comunicação. Em 1963, já por mera necessidade o serviço
telefônico ganhava a sua primeira ampliação em mais de 180 terminais no Sistema
Semi Automático, tipo ADF-162, marca ERICSSON. Sete anos depois, em 1970, surge
o primeiro sistema interurbano através de rádio UHF com doze canais- via mesa,
ligando a cidade ao resto do país. Esse serviço foi instalado pela Empresa
Telefônica da Paraíba - ETP. Somente em Outubro de 1973, o Serviço Telefônico
Municipal foi encampado pela Telecomunicações de Campina Grande - TELINGRA. Um
ano depois, a TELINGRA encampou a ETP, fiacando em todo o Estado apenas uma
única Companhia que mais tarde mudaria sua denominação para Telecomunicações da
Paraíba S/A - TELPA - Empresa do Sistema TELEBRÁS.
Em Abril de 1975, era inaugurado o novo sistema
NC-230 de cabine outo-transportada com capacidade para 2000 terminais, com uma
nova rede que comportaria 2 700 terminais, inclusive, com Discagem Direta a
Distância - DDD, que iniciou o funcionamento com Discagem Direta Sainte - DDS,
em virtude de falta de canalização entre Patos e Recife. Em 25 de
Abril de 1976, o Ministério das Comunicações, representado pelo General
Euclides Quandt de Oliveira veio inaugurar a Central NC-400 com capacidade para
dois mil e trezentos terminais com Discagem Direta à Distância - DDD e Discagem
Direta Internacional - DDI plenos, Sistema de Transmissão SHF com rádio,
capacidade para novecentos e sessenta canais, dos quais 120 em funcionamento. José
Inácio de Araújo Filho, mais conhecido por Zeno, é uma prova concreta do ponto
implantado pelo Prefeito Nabor Wanderley no setor de das comunicações em Patos,
já que acompanhou o processo evolutivo desde a implantação da primeira central
e até os dias atuais continua militando no setor. A cidade de Patos possui 40.358 veículos e é 3ª
maior frota de veículos do estado da Paraíba. (Denatran - 2013). A cidade está
na rota de praticamente todos os deslocamentos ocorridos na região sertaneja,
rumo ao litoral e outras áreas do país. As empresas de ônibus como a Guanabara,
a Progresso, Itapemirim, Contijo, os transportes alternativos e particulares
são os responsáveis pelos deslocamentos das pessoas.
Terminal de Integração Urbano e Regional de Patos
A Prefeitura Municipal de Patos, através da
Superintendência de Transportes e Trânsito (STTRANS) colocou em fase
experimental o Terminal de Integração Urbano e Regional do município,
interligando 62 municípios da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O
terminal está funcionando na antiga Rodoviária Ivan Lucena da Nóbrega,
localizada na Praça da Independência, no Centro da cidade. O projeto de
revitalização e ampliação do espaço está orçado em R$ 200 mil em recursos
próprios da Prefeitura. Modernizar o sistema de transporte alternativo e
oferecer opções de comodidade, conforto e segurança para os usuários é um dos
objetivos do terminal de integração, que possibilitará, ainda, o
descongestionamento do trânsito no centro da cidade, encurtando o tempo de
viagens.
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INFORNATUS
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