segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pedagogia Progressista Libertária

Manifestação da Prática Pedagógica


Antiautoritarismo e autogestão são os princípios fundamentais da proposta pedagógica anarquista (que abrange várias correntes: libertários, psicanalistas e sociólogos).

Papel da Escola

  • Desenvolver mecanismos de mudanças institucionais e no aluno, com base na participação grupal, onde ocorre a prática de toda a aprendizagem.
  • Exercer uma transformação na personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário.
  • Resistência contra a burocracia como instrumento de ação dominadora e controladora do estado.

Função da Avaliação


Não prevê nenhum tipo de avaliação dos conteúdos. Ela ocorre nas situações vividas, experimentadas, portanto incorporadas para serem utilizadas em novas situações.

Relação Professor - aluno

  • Professor e aluno são livres, um em relação ao outro e desenvolvem uma relação baseada na autogestão e no antiautoritarismo.
  • O professor é um orientador, um catalisador que realiza reflexões em comum com os alunos. Cabe a ele: ajudar o grupo a desenvolver-se, auxiliando no desenvolvimento de um clima grupal em que seja possível aprender e superar os obstáculos para aprender que estão enraizados no indivíduo e no grupo, ajudar o coletivo a descobrir e utilizar os diferentes métodos de pesquisa, ação observação e feedback, liberar as forças instituintes do grupo, que funciona como analisadores das instituições.

Técnicas de Ensino

  • Vivência grupal.
  • Assembléias.
  • Reuniões.

Métodos de Ensino

Faz o movimento do composto ao simples, do geral ao particular, do número à unidade, da harmonia ao som, da regra ao fato, do princípio à aplicação.
  • Vai do observado ao não-observado, do conhecido ao desconhecido.
  • Método racional, experimental, científico: estimula a curiosidade, favorece a atividade cerebral, se afasta da credulidade, coloca a razão e a memória no seu devido lugar.
  • O exercício da liberdade pelo aluno tem que ser efetivo e real desde o início, com caráter progressivo, manifestando-se plenamente nos últimos anos escolares.
  • Interesse em crescer dentro da vivência grupal.
  • Relevância da experiência, da atividade prática que é incorporada e utilizada em situação nova.
  • A participação grupal deve ser obtida através de assembleias, conselhos, eleições, reuniões, associações, de tal forma que o aluno leve para a escola e para a vida cotidiana tudo que aprendeu.
  • A autogestão é o conteúdo e o método, resume tanto o objetivo pedagógico, quanto o político.
  • Escolhida uma matéria, o aluno é estimulado à pesquisa.

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