Manifestação da Prática Pedagógica
Papel da Escola
- Desenvolver mecanismos de mudanças institucionais e no aluno, com base na participação grupal, onde ocorre a prática de toda a aprendizagem.
- Exercer uma transformação na personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário.
- Resistência contra a burocracia como instrumento de ação dominadora e controladora do estado.
Função da Avaliação
Não prevê nenhum tipo de avaliação dos conteúdos. Ela ocorre nas situações vividas, experimentadas, portanto incorporadas para serem utilizadas em novas situações.
Relação Professor - aluno
- Professor e aluno são livres, um em relação ao outro e desenvolvem uma relação baseada na autogestão e no antiautoritarismo.
- O professor é um orientador, um catalisador que realiza reflexões em comum com os alunos. Cabe a ele: ajudar o grupo a desenvolver-se, auxiliando no desenvolvimento de um clima grupal em que seja possível aprender e superar os obstáculos para aprender que estão enraizados no indivíduo e no grupo, ajudar o coletivo a descobrir e utilizar os diferentes métodos de pesquisa, ação observação e feedback, liberar as forças instituintes do grupo, que funciona como analisadores das instituições.
Técnicas de Ensino
- Vivência grupal.
- Assembléias.
- Reuniões.
Métodos de Ensino
Faz o movimento do composto ao simples, do geral ao particular, do número à unidade, da harmonia ao som, da regra ao fato, do princípio à aplicação.- Vai do observado ao não-observado, do conhecido ao desconhecido.
- Método racional, experimental, científico: estimula a curiosidade, favorece a atividade cerebral, se afasta da credulidade, coloca a razão e a memória no seu devido lugar.
- O exercício da liberdade pelo aluno tem que ser efetivo e real
desde o início, com caráter progressivo, manifestando-se plenamente nos
últimos anos escolares.
- Interesse em crescer dentro da vivência grupal.
- Relevância da experiência, da atividade prática que é incorporada e utilizada em situação nova.
- A participação grupal deve ser obtida através de assembleias,
conselhos, eleições, reuniões, associações, de tal forma que o aluno
leve para a escola e para a vida cotidiana tudo que aprendeu.
- A autogestão é o conteúdo e o método, resume tanto o objetivo pedagógico, quanto o político.
- Escolhida uma matéria, o aluno é estimulado à pesquisa.
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