segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pedagogia Liberal Tradicional

Manifestação da Prática Pedagógica

  • Predomínio: até 1930 Vertentes.
  • Católica: monopólio jesuítico até 1759.
  • Leiga: liberalismo clássico 1759 a 1930.

Papel da Escola

  • Transmissão de conhecimentos.
  • Não possibilita a mobilidade social, privilegiando as camadas mais favorecidas.

Função da Avaliação

  • Classificatória.
  • Valoriza aspectos cognitivos e qualitativos com ênfase na memorização.
  • O aluno deve reproduzir na íntegra o que foi ensinado.
  • Verificação, por meio de provas, interrogatórios orais, exercícios e trabalhos de casa.

Relação Professor - aluno

  • O professor é o centro do processo, é autoritário.
  • O aluno é passivo, submisso, receptivo e sujeito a castigo.

Técnicas de Ensino

Aula expositiva, com ênfase nos exercícios, cópias, leituras repetição e memorização de conceitos e fórmulas com estímulo ao individualismo e à competição.


Métodos de Ensino

Método Expositivo
  • Preparação : recordação da aula anterior.
  • Apresentação: contemplação e apreensão do objeto da aprendizagem. O novo conhecimento é colocado diante do aluno e cabe a ele assimilar.
  • Generalização: o que é geral separa-se nos aspectos particulares concretos: os aspectos gerais são unidos às ideias anteriormente adquiridas e ocorre a sistematização da aprendizagem.
  • Aplicação: o aluno demonstra o que aprendeu através das avaliações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário