Manifestação da Prática Pedagógica
- Predomínio: até 1930 Vertentes.
- Católica: monopólio jesuítico até 1759.
- Leiga: liberalismo clássico 1759 a 1930.
Papel da Escola
- Transmissão de conhecimentos.
- Não possibilita a mobilidade social, privilegiando as camadas mais favorecidas.
Função da Avaliação
- Classificatória.
- Valoriza aspectos cognitivos e qualitativos com ênfase na memorização.
- O aluno deve reproduzir na íntegra o que foi ensinado.
- Verificação, por meio de provas, interrogatórios orais, exercícios e trabalhos de casa.
Relação Professor - aluno
- O professor é o centro do processo, é autoritário.
- O aluno é passivo, submisso, receptivo e sujeito a castigo.
Técnicas de Ensino
Aula expositiva, com ênfase nos exercícios, cópias, leituras repetição e
memorização de conceitos e fórmulas com estímulo ao individualismo e à
competição.
Métodos de Ensino
Método Expositivo
- Preparação : recordação da aula anterior.
- Apresentação: contemplação e apreensão do objeto da
aprendizagem. O novo conhecimento é colocado diante do aluno e cabe a
ele assimilar.
- Generalização: o que é geral separa-se nos aspectos particulares
concretos: os aspectos gerais são unidos às ideias anteriormente
adquiridas e ocorre a sistematização da aprendizagem.
- Aplicação: o aluno demonstra o que aprendeu através das avaliações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário