sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Quiabo X Diabetes

Recentemente, vários programas e sites vêm informando a respeito dos benefícios do quiabo para pessoas que possuem diabetes. Entretanto, não existe nenhuma evidência científica de que tal fato seja realidade.

A problemática surgiu após um determinado programa de TV exibir um trabalho de um grupo de estudantes que relacionava o quiabo com uma possível melhora no quadro de diabetes. Segundo os alunos, o quiabo diminuía os níveis glicêmicos. A partir daí, uma chuva de receitas surgiu na internet, prometendo a solução imediata e completamente natural para o diabetes.

O diabetes mellitus caracteriza-se por um grupo de distúrbios no metabolismo da glicose, que pode ocorrer em resposta a uma ausência na produção de insulina ou então em razão de uma redução da sensibilidade dos tecidos ao hormônio. Pode gerar diversas complicações vasculares e neurológicas, sendo fundamental que o tratamento seja feito adequadamente e com acompanhamento médico.
Podemos classificar o diabetes mellitus em quatro classes: o tipo 1, o tipo 2, gestacional e outros tipos específicos. O subtipo mais comum é o tipo 2, sendo responsável por cerca de 90% dos casos. A doença pode resultar em cegueira, insuficiência renal, infarto do miocárdio, derrame cerebral, impotência, além de existirem diversos relatos de pacientes que tiveram seus membros amputados em consequência dela.

Até o presente momento, sabemos que a dieta adequada, a perda de peso e exercícios físicos regulares são extremamente benéficos. A respeito da dieta, é de fundamental importância que o diabético tenha uma alimentação adequada para que os níveis glicêmicos mantenham-se equilibrados. Portanto, é essencial que o paciente procure um nutricionalista para orientá-lo corretamente.

É importante que você que possui a doença continue tomando os remédios, seguindo as recomendações de seu médico e evitando o uso de terapias alternativas que não possuem nenhuma comprovação científica. Apesar de não possuir cura, se tratada corretamente, o paciente com diabetes mellitus pode ter uma qualidade de vida relativamente normal.

Por ser uma doença que pode ter complicações, a Sociedade Brasileira de Diabetes lançou uma nota para explicar o motivo de não recomendar a utilização do quiabo para tratamento. Clique aqui e veja o posicionamento da Sociedade Brasileira de Diabetes sobre o assunto!



 INFORNATUS
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário