O objetivo dessa atividade é, através de uma
aula de campo, mostrar de forma concreta e real, a relação entre os números
racionais na forma decimal e os valores financeiros em (R$) entre as grandezas,
além de outras que poderão ser identificadas na atividade como valores em (Kg).
A relação entre os números reais, na forma decimal e os preços dos produtos,
será uma das comprovações concretas, relacionadas com a importância da matemática
para a sobrevivência comercial. Essa atividade poderá ser cumprida
individualmente ou em equipe, caberá ao professor decidir de acordo com a
vontade e espontaneidade da turma.
Conteúdos Curriculares
Os conteúdos abordados serão: Números
Racionais (Q) e suas propriedades, noção de valor financeiro e suas
características, as quatro operações fundamentais e noção de descontos e
acréscimos em porcentagem.
Metodologia
Após a explanação do assunto Números
Racionais e suas propriedades, explanar uma ou mais aulas se necessário for
sobre a atividade que deverá ser cumprida pelos alunos.
Características da
Atividade
Essa atividade será um questionário, onde os
alunos terão que coletar dados no campo onde será efetuada a pesquisa, e de
posse do mesmo efetuar os cálculos necessários para responder o questionário,
não será permitido o uso de equipamentos tecnológicos como calculadora. apenas
lápis e papel a disposição. Inicialmente
o professor deve informar aos alunos que se trata de uma simples atividade de
campo, deixando transparecer para os mesmos que não valerá nota, mas que será
apenas uma atividade diferenciada, com isso poderá afastar o desejo de utilizar
à calculadora ou outro meio que seja de forma obscura.
Local da Atividade
O local poderá de inicio ser em qualquer
supermercado ou feira livre que ofereça as devidas condições de pesquisa e
segurança. No entanto fica a critério do professor escolher outro lugar ou
situação que forneçam as devidas condições.
Brasil Escola
Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário