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A atividade que será
proposta aqui se direciona a alunos do quinto, sexto e sétimo anos.
Nessa atividade, professor e alunos construirão um ambiente onde alguns
produtos serão expostos à venda, como em um supermercado, a fim de mostrar aos alunos a importância de saber somar, subtrair, multiplicar e dividir números decimais. Essa atividade também pode ser usada para reforçar e/ou para ensinar essas operações, bem como para contextualizá-las.
A proposta de aula também
pode ser feita em comunicação com outras disciplinas. Os nomes dos
produtos no supermercado, por exemplo, podem estar em inglês e as
negociações podem ser feitas nesse idioma.Para realizá-la, serão necessárias duas ou
três aulas de 50 minutos. Além disso, serão necessárias embalagens
vazias de produtos à venda no supermercado com o preço. Esse preço também poderá ser colocado pelos alunos. Isso pode, inclusive, facilitar os cálculos que serão feitos.
Etapa 1: Preparando o supermercado
Em um primeiro momento, os alunos terão que reunir embalagens de produtos de supermercado,
como arroz, feijão, óleo, chocolates etc. É importante que elas estejam
vazias e bem conservadas para manter a organização na sala de aula.
Nessa etapa os alunos também podem fazer
um levantamento de mercado (uma pesquisa) dos preços dos produtos que
estão usando em diferentes estabelecimentos. Esse levantamento pode
transformar-se em tabelas e gráficos e posteriormente se tornar uma excelente discussão a respeito de razão, porcentagem e tratamento da informação.O professor deve tomar conhecimento dos
produtos à venda e dos preços que serão colocados pelos alunos com
bastante antecedência.
Etapa 2: Montando o supermercado
Essa é a primeira parte da atividade que acontece na escola. O professor deverá instruir os alunos a “construir” o supermercado
expondo os produtos escolhidos com a devida organização, separando
materiais de limpeza de produtos perecíveis, colocando produtos
semelhantes próximos e produtos com maior interesse de venda em posições
mais favoráveis para isso etc.
Nessa etapa, professor e alunos podem pesquisar técnicas de marketing e vendas para enriquecer a atividade. Além disso, é interessante que os alunos trabalhem em grupos
e que cada grupo escolha os produtos e seus preços por conta própria.
Para tanto, a pesquisa de mercado e as técnicas estudadas podem ser
úteis.Na montagem do supermercado, cada um desses grupos ficará responsável por um estande de vendas.
Etapa 3: Compra e venda de produtos
Nessa etapa os alunos “abrirão o
supermercado”. O professor pode separar a sala em dois grupos:
consumidores e vendedores. Esse último grupo pode ser formado por um ou
dois alunos de cada estande que foi montado, e o restante será o grupo
dos consumidores.Para cada consumidor, o professor pode
preparar listas de compras e uma meta de dinheiro que poderá ser gasto.
Os alunos terão liberdade para comprar em qualquer estande e de gastar
mais ou menos do que a meta que lhes foi sugerida.
Essa atividade poderá
introduzir os números negativos no futuro e poderá levantar discussões a
respeito de crédito e débito. Ficará a cargo dos alunos fazer as somas
dos valores dos produtos, planejar as próximas compras para conseguir
adquirir tudo que está em sua lista sem ultrapassar o limite de gastos,
calcular trocos etc. Para tanto, é bom que cada estande possua uma calculadora, que poderá ser utilizada, de preferência, somente para conferir cálculos em caso de dúvidas.
Com relação às listas de compras, é
interessante impor metas iguais de gastos para os alunos e propor a
compra de produtos e/ou quantidades diferentes. Isso trará concorrência e
diversificação de preços entre os estandes, além de tornar a atividade
mais interessante.
Etapa 4: Discussão da atividade e avaliação
Finalizadas as compras, os alunos voltam
aos seus grupos de origem e apresentam suas aquisições, o total gasto,
seu troco ou dívida e as contas que foram feitas. Adição e subtração
deverão ser feitas com frequência. Caso haja produtos repetidos nas
listas de compras, exija que os alunos apresentem multiplicações, se for
possível, para calculá-las.
A avaliação poderá ser feita com base no
comprometimento, engajamento, participação, comportamento, registros das
operações feitas e também no levantamento de preços e produtos feito
anteriormente.
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