![]()  | 
| Imagem Blog Escola Mendes Faria | 
A atividade que será 
proposta aqui se direciona a alunos do quinto, sexto e sétimo anos. 
Nessa atividade, professor e alunos construirão um ambiente onde alguns 
produtos serão expostos à venda, como em um supermercado, a fim de mostrar aos alunos a importância de saber somar, subtrair, multiplicar e dividir números decimais. Essa atividade também pode ser usada para reforçar e/ou para ensinar essas operações, bem como para contextualizá-las. 
A proposta de aula também
 pode ser feita em comunicação com outras disciplinas. Os nomes dos 
produtos no supermercado, por exemplo, podem estar em inglês e as 
negociações podem ser feitas nesse idioma.Para realizá-la, serão necessárias duas ou
 três aulas de 50 minutos. Além disso, serão necessárias embalagens 
vazias de produtos à venda no supermercado com o preço. Esse preço também poderá ser colocado pelos alunos. Isso pode, inclusive, facilitar os cálculos que serão feitos.
Etapa 1: Preparando o supermercado
Em um primeiro momento, os alunos terão que reunir embalagens de produtos de supermercado,
 como arroz, feijão, óleo, chocolates etc. É importante que elas estejam
 vazias e bem conservadas para manter a organização na sala de aula.
Nessa etapa os alunos também podem fazer 
um levantamento de mercado (uma pesquisa) dos preços dos produtos que 
estão usando em diferentes estabelecimentos. Esse levantamento pode 
transformar-se em tabelas e gráficos e posteriormente se tornar uma excelente discussão a respeito de razão, porcentagem e tratamento da informação.O professor deve tomar conhecimento dos 
produtos à venda e dos preços que serão colocados pelos alunos com 
bastante antecedência.
Etapa 2: Montando o supermercado
Essa é a primeira parte da atividade que acontece na escola. O professor deverá instruir os alunos a “construir” o supermercado
 expondo os produtos escolhidos com a devida organização, separando 
materiais de limpeza de produtos perecíveis, colocando produtos 
semelhantes próximos e produtos com maior interesse de venda em posições
 mais favoráveis para isso etc.
Nessa etapa, professor e alunos podem pesquisar técnicas de marketing e vendas para enriquecer a atividade. Além disso, é interessante que os alunos trabalhem em grupos
 e que cada grupo escolha os produtos e seus preços por conta própria. 
Para tanto, a pesquisa de mercado e as técnicas estudadas podem ser 
úteis.Na montagem do supermercado, cada um desses grupos ficará responsável por um estande de vendas.
Etapa 3: Compra e venda de produtos
Nessa etapa os alunos “abrirão o 
supermercado”. O professor pode separar a sala em dois grupos: 
consumidores e vendedores. Esse último grupo pode ser formado por um ou 
dois alunos de cada estande que foi montado, e o restante será o grupo 
dos consumidores.Para cada consumidor, o professor pode 
preparar listas de compras e uma meta de dinheiro que poderá ser gasto. 
Os alunos terão liberdade para comprar em qualquer estande e de gastar 
mais ou menos do que a meta que lhes foi sugerida. 
Essa atividade poderá
 introduzir os números negativos no futuro e poderá levantar discussões a
 respeito de crédito e débito. Ficará a cargo dos alunos fazer as somas 
dos valores dos produtos, planejar as próximas compras para conseguir 
adquirir tudo que está em sua lista sem ultrapassar o limite de gastos, 
calcular trocos etc. Para tanto, é bom que cada estande possua uma calculadora, que poderá ser utilizada, de preferência, somente para conferir cálculos em caso de dúvidas.
Com relação às listas de compras, é 
interessante impor metas iguais de gastos para os alunos e propor a 
compra de produtos e/ou quantidades diferentes. Isso trará concorrência e
 diversificação de preços entre os estandes, além de tornar a atividade 
mais interessante.
Etapa 4: Discussão da atividade e avaliação
Finalizadas as compras, os alunos voltam 
aos seus grupos de origem e apresentam suas aquisições, o total gasto, 
seu troco ou dívida e as contas que foram feitas. Adição e subtração 
deverão ser feitas com frequência. Caso haja produtos repetidos nas 
listas de compras, exija que os alunos apresentem multiplicações, se for
 possível, para calculá-las.
A avaliação poderá ser feita com base no 
comprometimento, engajamento, participação, comportamento, registros das
 operações feitas e também no levantamento de preços e produtos feito 
anteriormente.
Nos ajude doando um PIX em qualquer valor para: infornatus@gmail.com , Obrigado!!!
INFORNATUS


Nenhum comentário:
Postar um comentário