quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Educação Integral é Responsabilidade dos Pais



Sou plenamente contra essa mudança educacional chamada de “Educação por tempo Integral”, que estão tentando empurrar de goela abaixo na nossa forma de educar, como se essa fosse uma solução mágica para o caos crescente, que se encontra o nosso sofrido sistema educacional. Estão querendo que a escola que foi criada para interagir pessoas, transmitir conhecimentos e formar cidadãos e cidadãs, tome agora o lugar dos pais e dos responsáveis, retirando dos mesmos as suas responsabilidades e o acompanhamento afetivo a que somente os mesmos podem dá. Acho inclusive que cada um de nós tem o seu papel de responsabilidade e obrigação dentro de nossa sociedade, e o fato de querer transferir determinadas obrigações principalmente de cunho afetivo para as escolas, não vai solucionar os vários problemas que afligem a nossa sociedade hoje. 

O apoio e a afetividade dos pais são intransferíveis, jamais seja lá quem quer que seja, vai conseguir dá o apoio e o afeto necessário ao crescimento psicológico de uma criança, se não os próprios pais. O fato dos pais trabalharem durante todo o dia e avistarem os seus filhos somente para dar uma boa noite no final do dia, priva-os do acompanhamento necessário dos afazeres a que os mesmos produziram durante o dia, ficando os pais a margem da verdadeira realidade a que seus filhos estão participando, dando uma falsa ideia de que tudo transcorre como deveria. O verdadeiro caráter de uma pessoa necessita do apoio e afeto dos pais, para que os mesmos sirvam de exemplo e orgulho na formação da sua personalidade. Hoje infelizmente tanto os pais como as mães das crianças que trabalham durante todo o dia, e não participam como deveriam dos afazeres de seus filhos, e não tem tempo de acompanhar o seu crescimento, acabam na maioria das vezes tendo surpresas desagradáveis como o envolvimento deles com o tráfico de drogas. 

Esse é um dos piores frutos que a falta de participação efetiva dos pais vem causando dentro de nossa sociedade, é preciso mais que encher as crianças de atividades e entretenimento para moldar o caráter de um verdadeiro cidadão ou cidadã de bem, é necessário que pelo menos as mães trabalhem um pouco menos, garantindo mais tempo ao apoio educacional e afetivo de seus filhos. A nossa sociedade a cada dia que passa, direciona a maior parte de seu tempo aos interesses econômicos, e deixa a convivência familiar para o último plano, e o resultado de tudo isso é essa sociedade que temos hoje, onde a criminalidade campeia nos quatro cantos de nossas cidades, e as drogas avançam cada vez mais. É por conta disso que eu tenho certeza, que nada será resolvido apenas transferindo as responsabilidades de outros setores da sociedade para dentro da escola.
                                                                                                                                            Jorge Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário