Para as pessoas
que vivenciaram a escola de alguns anos atrás, e presenciam os atuais
acontecimentos da escola pública no Brasil hoje, nota uma mudança catastrófica
com relação ao comportamento dos alunos, falta de interesse pelo conteúdo e
desrespeito pelos professores são apenas alguns dos problemas enfrentados em
sala de aula, além desses uma série de problemas chegam a somar tomando o
efeito de uma bola de neve onde o bullying e a violência torna-se o ponto mais
crítico desse somatório de dificuldades.
Mas onde estará o ponto chave dessa mudança de atitudes? Será que a escola é a única responsável por toda essa mudança? A essas indagações podemos colocar inúmeras outras, os estudiosos das didáticas escolares propõem suas teorias até certo ponto magníficas nas suas apresentações teóricas, mas que quando tentamos colocá-las em prática no nosso dia a dia ficamos com a perturbadora sensação que não funcionou como deveria. Todos nós sabemos e que é plenamente divulgado nos meios de comunicação que o governo federal envia recursos suficientes para a educação, mas que infelizmente nunca chegam à sua totalidade no objetivo a que foram direcionados.
Mesmo assim os recursos são suficientes para se fazer um excelente trabalho dentro da escola, apesar dos descasos com a coisa pública pela grande maioria dos governantes.Se nós fizermos uma comparação com a escola pública de anos atrás, fica bem visível que a quantidade de recursos era bem inferior e mesmo assim a qualidade do ensino e do aprendizado dos alunos no tocante ao interesse é com certeza bem superior aos dos dias atuais. A educação é o ponto básico para estruturar toda uma sociedade, exemplos dessa natureza podem ser claramente observados nos países Asiáticos como a China, que apesar de não possuir, a mesma quantidade de recursos que o nosso País, investidos na educação de La, dar uma verdadeira lição na educação tecnológica para o mundo, e o que nos chama a atenção é que os países que dão prioridade a educação, consequentemente conseguem demonstrar uma excelente disciplina. Apesar dos esforços das pessoas realmente interessadas em fazer uma educação de qualidade nesse país, estamos muito distantes ainda de conseguir atingir esse objetivo. Em minha humilde opinião o ponto principal para se atingir esse objetivo, será a união da família dos alunos com a escola e a sociedade de uma forma geral, seja nos conselhos caseiros sobre a importância da escola, ou na presença dos responsáveis com relação às necessidades de seus dependentes, na cobrança efetiva dos pais por resultados positivos tanto do corpo docente quanto do discente.
Mas onde estará o ponto chave dessa mudança de atitudes? Será que a escola é a única responsável por toda essa mudança? A essas indagações podemos colocar inúmeras outras, os estudiosos das didáticas escolares propõem suas teorias até certo ponto magníficas nas suas apresentações teóricas, mas que quando tentamos colocá-las em prática no nosso dia a dia ficamos com a perturbadora sensação que não funcionou como deveria. Todos nós sabemos e que é plenamente divulgado nos meios de comunicação que o governo federal envia recursos suficientes para a educação, mas que infelizmente nunca chegam à sua totalidade no objetivo a que foram direcionados.
Mesmo assim os recursos são suficientes para se fazer um excelente trabalho dentro da escola, apesar dos descasos com a coisa pública pela grande maioria dos governantes.Se nós fizermos uma comparação com a escola pública de anos atrás, fica bem visível que a quantidade de recursos era bem inferior e mesmo assim a qualidade do ensino e do aprendizado dos alunos no tocante ao interesse é com certeza bem superior aos dos dias atuais. A educação é o ponto básico para estruturar toda uma sociedade, exemplos dessa natureza podem ser claramente observados nos países Asiáticos como a China, que apesar de não possuir, a mesma quantidade de recursos que o nosso País, investidos na educação de La, dar uma verdadeira lição na educação tecnológica para o mundo, e o que nos chama a atenção é que os países que dão prioridade a educação, consequentemente conseguem demonstrar uma excelente disciplina. Apesar dos esforços das pessoas realmente interessadas em fazer uma educação de qualidade nesse país, estamos muito distantes ainda de conseguir atingir esse objetivo. Em minha humilde opinião o ponto principal para se atingir esse objetivo, será a união da família dos alunos com a escola e a sociedade de uma forma geral, seja nos conselhos caseiros sobre a importância da escola, ou na presença dos responsáveis com relação às necessidades de seus dependentes, na cobrança efetiva dos pais por resultados positivos tanto do corpo docente quanto do discente.
Com relação à
remuneração dos professores, essa deveria ser monitorada e paga diretamente do
governo federal, ou seja, os salários dos professores deveriam ser federalizados,
dessa forma acabaria toda essa polêmica com relação ao piso dos professores,
não haveria gestores intermediários e os salários desses profissionais seriam
de inteira responsabilidade do governo federal, podendo o mesmo valorizar de
forma mais consistente os seus salários ficando a cargo dos estados e
municípios apenas o gerenciamento e a fiscalização referente ao processo
educacional. Essa é a opinião de um profissional da educação que dedica todo o
dia grande parte de seu tempo à educação de nosso país, na esperança de um
futuro melhor com uma educação de qualidade de pessoas conscientes e formadoras
de opinião, com uma política justa em todos os setores de nossa sociedade,
livre de toda e qualquer situação avessa ao crescimento intelectual, contra as
drogas e todo o malefício que nas atuais circunstâncias, denigre e mancha a
nossa sociedade.
INFORNATUS
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