Notadamente
quando queremos atingir um objetivo seja ele qual for, em qualquer atividade
diária de nossa vida, e desejamos obter êxito, devemos elaborar uma estratégia
voltada especificamente para esse objetivo, procurando centralizar as diversas
ações necessárias ao cumprimento do mesmo.
Pensando nesse tipo de conceito e nas diversas situações contrárias a que encontramos hoje na educação, e que divergem desse tipo de planejamento, veio à ideia do “Plano Escolar Único”.
Na escola pública hoje encontramos infelizmente, professores que possuem grande parte de seu tempo ocupado, devido ao grande número de atividades a que os mesmos precisam se dedicar, por exercerem suas funções em mais de uma unidade escolar, por exemplo, observamos que a questão da formulação do plano escolar individualizado, torna-se por grande parte dos mesmos muito cansativo e sem motivação. Outro ponto observado é a discordância de alguns conteúdos por parte de alguns professores que lecionam a mesma série, simplesmente por pensarem na maioria das vezes em objetivos diferentes.
Pensando nesse tipo de conceito e nas diversas situações contrárias a que encontramos hoje na educação, e que divergem desse tipo de planejamento, veio à ideia do “Plano Escolar Único”.
Na escola pública hoje encontramos infelizmente, professores que possuem grande parte de seu tempo ocupado, devido ao grande número de atividades a que os mesmos precisam se dedicar, por exercerem suas funções em mais de uma unidade escolar, por exemplo, observamos que a questão da formulação do plano escolar individualizado, torna-se por grande parte dos mesmos muito cansativo e sem motivação. Outro ponto observado é a discordância de alguns conteúdos por parte de alguns professores que lecionam a mesma série, simplesmente por pensarem na maioria das vezes em objetivos diferentes.
A
proposta do “Plano Escolar Único” visa principalmente obter a unicidade dos
conteúdos, e combater a desmotivação dos professores na construção do plano
escolar, produzindo de forma igualitária o mesmo plano com os mesmos conteúdos
para as mesmas séries e os mesmos objetivos. Esse plano funcionaria da seguinte
forma:
- Deverá ser marcada uma reunião pedagógica em dia letivo, inclusive a ser registrada, com todos os professores, supervisores e coordenadores da escola em dia previamente determinado no 1º semestre do ano letivo;
- Nessa reunião os professores deverão se reunir por área, utilizando como material de consulta o livro didático adotado pela escola;
- Trabalhando em conjunto e por área, os professores deverão preparar um único plano de curso para cada serie, a ser seguido por todos, com os objetivos sendo discutidos e analisados na hora da formulação do mesmo;
- Dessa forma fica obrigatório e necessário, que o professor que não participar desse encontro siga o mesmo plano, no sentido de não quebrar a unicidade construída pelos seus colegas de área;
- No início do 2º semestre uma nova reunião pedagógica deverá ser novamente marcada, para serem utilizados os mesmos procedimentos, no sentido de corrigir o que necessário e de preparar o plano do 2º semestre;
- Esse procedimento é necessário apenas quando da mudança de material didático adotado pela unidade escolar, ou caso achem necessário uma nova mudança se os objetivos determinados não forem alcançados.
Utilizando
esse procedimento em minha opinião, iremos com certeza ganhar em dois pontos
principais na elaboração de um plano de curso, a unicidade dos conteúdos e a
motivação dos professores, já que o mesmo vai utilizar o seu horário de
trabalho e o apoio dos colegas, para produzirem juntos o mesmo plano com os
mesmos objetivos, em cada área e série a que os mesmos lecionam.
INFORNATUS
Nenhum comentário:
Postar um comentário