terça-feira, 26 de novembro de 2013

Regime Disciplinar Diferenciado na Escola Pública ( R.D.D.)


O título desse texto Pode até parecer uma brincadeira, mas a alguns dias atrás assisti na televisão uma matéria sobre o sistema carcerário no Brasil, e uma coisa que me chamou a atenção foi o R.D.D.(Regime Disciplinar Diferenciado); a forma com que essa técnica é colocada em prática, e os resultados obtidos diante dos presidiários é algo incrivelmente positivo. Digo positivo pelo comportamento e o respeito imposto, dentro da unidade prisional que adota esse tipo de regime. Esses dois comportamentos que estão cada vez mais escassos na escola pública, me levou a pensar em uma técnica semelhante para ser adotada nas escolas públicas.

Por que não pensar em uma escola dirigida e mantida pelo exercito, para que a disciplina e principalmente o respeito, sejam impostos aqueles alunos considerados problemáticos no ensino regular? Obvio que o rigor implantado pela instituição responsável pela elaboração do sistema, deve ser adequado aos moldes da escola pública. Os poderes atribuídos ao exercito, dota essa instituição de plenos poderes para moldar o comportamento, e a visão de sociedade que se encontra opaca diante da gama de problemas sem solução que passa nossa sociedade hoje.

A prática do bullying e a falta de respeito com os colegas e professores, além da entrada de drogas nas dependências escolares, são alguns problemas que infelizmente a escola pública enfrenta quase todos os dias; somado a tudo isso ainda temos a falta de interesse de alguns pais com relação ao comportamento de seus filhos, e o desinteresse total pela qualidade da educação de nossas autoridades. E por falar em interesse das autoridades na qualidade da educação, esse aparece quando os mesmos vão a Brasília protestar contra os aumentos salariais dos professores, ou quando para mostrar a sociedade que estão interessados, fazem altos investimentos em  alguns treinamentos ou outro tipo de repressão contra os mesmos professores, deixando aos olhos da sociedade que se preocupam e estão fazendo algo. 

A grande verdade hoje é que vivemos no mundo do faz de conta, alunos fazem de conta que estão aprendendo, professores fazem de conta que eles realmente aprenderam, as autoridades exigem resultados positivos, e o resultado final de tudo isso é a sociedade que temos hoje. Esta na hora sim de nos preocuparmos de forma real e verdadeira, pois o que esta em jogo é o futuro de nossas próximas gerações, e na minha visão exemplos como esses que deram certo, devem ser aperfeiçoados para serem utilizados com o propósito claro e objetivo, de dar uma guinada no rumo que a nossa educação esta tomando. A educação pública no Brasil deve e vai melhorar, o que falta é mais vontade política e menos corrupção.

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