O título desse texto Pode
até parecer uma brincadeira, mas a alguns dias atrás assisti na televisão uma
matéria sobre o sistema carcerário no Brasil, e uma coisa que me chamou a
atenção foi o R.D.D.(Regime Disciplinar Diferenciado); a forma com que essa
técnica é colocada em prática, e os resultados obtidos diante dos presidiários
é algo incrivelmente positivo. Digo positivo pelo comportamento e o respeito
imposto, dentro da unidade prisional que adota esse tipo de regime. Esses dois
comportamentos que estão cada vez mais escassos na escola pública, me levou a
pensar em uma técnica semelhante para ser adotada nas escolas públicas.
Por que não pensar em
uma escola dirigida e mantida pelo exercito, para que a disciplina e principalmente
o respeito, sejam impostos aqueles alunos considerados problemáticos no ensino
regular?
Obvio que o rigor implantado pela instituição responsável pela elaboração do
sistema, deve ser adequado aos moldes da escola pública. Os poderes atribuídos
ao exercito, dota essa instituição de plenos poderes para moldar o
comportamento, e a visão de sociedade que se encontra opaca diante da gama de
problemas sem solução que passa nossa sociedade hoje.
A prática do bullying e
a falta de respeito com os colegas e professores, além da entrada de drogas nas
dependências escolares, são alguns problemas que infelizmente a escola pública
enfrenta quase todos os dias; somado a tudo isso ainda temos a falta de interesse
de alguns pais com relação ao comportamento de seus filhos, e o desinteresse
total pela qualidade da educação de nossas autoridades. E por falar em
interesse das autoridades na qualidade da educação, esse aparece quando os
mesmos vão a Brasília protestar contra os aumentos salariais dos professores,
ou quando para mostrar a sociedade que estão interessados, fazem altos
investimentos em alguns treinamentos ou
outro tipo de repressão contra os mesmos professores, deixando aos olhos da sociedade que
se preocupam e estão fazendo algo.
A grande verdade hoje é
que vivemos no mundo do faz de conta, alunos fazem de conta que estão
aprendendo, professores fazem de conta que eles realmente aprenderam, as
autoridades exigem resultados positivos, e o resultado final de tudo isso é a
sociedade que temos hoje. Esta na hora sim de nos preocuparmos de forma real e
verdadeira, pois o que esta em jogo é o futuro de nossas próximas gerações, e
na minha visão exemplos como esses que deram certo, devem ser aperfeiçoados
para serem utilizados com o propósito claro e objetivo, de dar uma guinada no
rumo que a nossa educação esta tomando. A educação pública no Brasil deve e vai
melhorar, o que falta é mais vontade política e menos corrupção.
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