quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Quando Usar "U" ou "L" no Final de Algumas Palavras

Na língua portuguesa, nem sempre há correspondência entre letra (representação gráfica) e fonema (representação sonora), por isso palavras escritas com s, como casa, césio e tantas outras, às vezes são escritas com z, pois há correspondência sonora entre as letras s e z, quando o s está entre vogais. Essa característica não é restrita a essas letras, existem outras como x, c, ch, g, j, que também causam dúvidas.

Para dificultar ainda mais para o falante, há letras diferentes que representam o mesmo fonema, é o caso do u e do l quando aparecem no final das palavras, como em sol, sal e laranjal. Por isso, na fala, essas palavras são reproduzidas como: “sou”, “sau” e “laranjau”. E na hora da escrita, como não se equivocar? Como saber se a palavra termina com u ou com l? Para resolver os problemas com a grafia dessas palavras, é preciso entender que:
  1. É importante pensar na classe gramatical da palavra, pois, se for verbo e estiver na 3ª pessoa do pretérito perfeito do indicativo, como: cantou, falou, comprou e resolveu, será escrito com u, pois essa é a desinência (terminação) dos verbos para esse tempo, modo e pessoa.
  2. Em geral, quando é substantivo ou adjetivo, a grafia será com l, vamos aos exemplos? Natal, farol, castiçal, avental, legal, fiel, espanhol etc. Entretanto, isso não é uma regra, pois pode haver substantivos que sejam escritos com u no final, entretanto, são casos específicos. Por exemplo, o sufixo usado para indicar procedência – eu – é escrito com u: europeu, filisteu, hebreu. Logo, as palavras em que esse sufixo aparecer devem ser escritas com u no final.
Dicas para não errar na hora de escrever as palavras terminadas em u ou em l.
  • Alguns substantivos coletivos são formados a partir do sufixo – al : bananal, laranjal, areal;
  • Os adjetivos que são formados a partir de substantivos ou de outros adjetivos, como causal, dorsal e pessoal, recebem o sufixo – al, neste caso, indicam relação ou pertinência;
  • Os adjetivos que representam referência ou semelhança são grafados com o sufixo – il: infantil, pueril, febril, senhoril;
  • Os adjetivos formados a partir de verbos que indicam possibilidade de praticar ou sofrer algo são escritos com o sufixo – vel: desejável, removível, corrigível etc.
  • Quando o substantivo está no aumentativo, uma das possibilidades é a utilização do sufixo – aréu: fogaréu, mundaréu etc.
Agora, sempre que for escrever uma palavra que termine com u ou com l, lembre-se das dicas para não errar.


EscolaKids

 INFORNATUS
    



Nenhum comentário:

Postar um comentário