sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Matemática: Evolução e Estímulo

Matemática, essa importante ciência exata, mãe de todas as outras ciências desenvolvidas, praticadas e descobertas até hoje pelo homem, quando discutida ou até mesmo comentada pelas pessoas, chega a causar nelas as mais variadas sensações, que podem ser de prazer; ódio; pavor ou até mesmo muita paixão. Esse último sentimento mencionado deveria sim, ser o mais sentido pela maioria das pessoas, já que estamos tratando de uma ciência, conhecida e praticada mundialmente desde os primórdios da civilização humana. A própria história nos conta que ela surgiu da necessidade do homem, em facilitar e evoluir dentro de suas atividades e na sociedade em que vive, procurando meios e formas de mensurar os seus bens e controlar os seus ganhos.


Segundo os historiadores especialistas no assunto, através de vários estudos e de descobertas a partir de hieróglifos encontrados, tudo teve início quando o homem pré- histórico, começa a associar seus bens de consumo, como: Criação de Gado; Ovelhas; objetos de uso pessoal, a pequenas pedras que eram colocadas dentro de pequenos “Bisacos”, representando cada unidade do bem associado, surgindo nesse momento, os primeiros contatos diretos do homem com essa ciência, que mais tarde iria mudar cada vez mais a sua vida para melhor. São vários os benefícios que a Matemática tem proporcionado ao homem ao longo dos tempos, desde os mais simples cálculos, aos mais arrojados projetos de arquitetura, um grande exemplo de domínio arquitetônico brasileiro, reconhecido mundialmente foi o inesquecível “Oscar Niemeyer”, que através de seu grande domínio e inteligência Matemática, conseguiu projetar não só no Brasil, mas em diversos Países, grandes obras respeitadas e elogiadas por unanimidade entre as nações, esses são alguns maravilhosos exemplos, do sucesso deixado por quem domina e trata de forma honrosa essa ciência. 


Para conseguir ter um mínimo de domínio sobre essa ciência, não é necessário que alguém seja um gênio, ou um superdotado, é necessário sim em primeiro lugar ser objetivo e paciente. Devido aos procedimentos da pedagogia tradicional, a forma com que a matemática foi tratada nas escolas, trouxe para as pessoas no decorrer dos tempos, uma cultura de desestímulo para aqueles que não a conhecem, e vão ter um primeiro contato com ela, esse desestímulo é considerado o maior vilão para quem deseja aprender matemática.

A forma mais eficiente para aprender matemática, é praticar resolvendo exercícios e problemas, ler sobre os assuntos que se deseja aprender, ser persistente e objetivo, procurando assimilar as definições, e suas ligações com o cotidiano. No início terá de vencer o desânimo por não ter conseguido resolver algum problema, ou alguma questão referente ao assunto estudado, esse será com certeza o momento mais complicado a ser vencido, tão logo seja vencida essa fase do aprendizado, o passo seguinte com certeza será a fase do estímulo, que virá com os acertos das questões, e das resoluções dos problemas propostos que se deseja aprender. O domínio e a evolução pessoal com certeza serão notadamente possíveis.


Para as pessoas que dominam essa ciência hoje em dia, não faltam oportunidades de trabalho, nos mais variados setores do mercado. Além de ser uma das disciplinas cobradas nas maiorias dos concursos públicos, ela é também essencial nos mais variados setores de nossa sociedade, essa cobrança tornasse necessária, nas funções onde são expostas as possíveis vagas, e dentro de nossa sociedade de uma forma geral.
Clique Aqui , E Veja Também no Brasil Escola






Nenhum comentário:

Postar um comentário