quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Civilização Fenícia


Os fenícios eram povos de origem semita que habitavam uma estreita faixa de terra localizada entre as montanhas do Líbano e o mar Mediterrâneo. Devido ao fato de habitarem uma região montanhosa, o que dificultava o desenvolvimento da agricultura, souberam utilizar sua posição geográfica favorável e fizeram do comércio marítimo sua principal atividade econômica. 

A civilização fenícia não possuía uma hegemonia política; cada cidade-estado era independente militar e economicamente, chegando até mesmo a disputar rotas comerciais umas com as outras. O comércio marítimo fez com que os fenícios tenham se tornado os maiores navegadores da Antiguidade; os mesmos tiveram contato com cidades  gregas e egípcias, além de tribos litorâneas da África e da Península Ibérica. 

Em virtude da necessidade de facilitar as trocas comerciais, estes povos desenvolveram o primeiro alfabeto fonético da história, composto por 22 letras. O mesmo foi o principal legado deixado pelos fenícios, visto que serviu para a criação dos alfabetos grego e latino, usados pelo mundo ocidental.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário