sábado, 8 de dezembro de 2012

Animais Extintos

Tigre da tasmânia

Ao longo da história, várias espécies de animais desapareceram. Entre os motivos para tal extinção, podemos citar as catástrofes naturais, competições entre espécies, evoluções adaptativas, extensos períodos de calor extremo ou frio, entre outras. No entanto, o maior responsável pela extinção de tantas espécies talvez seja o próprio homem. 

Segundo dados do WWF (Fundo Mundial para a Natureza), houve uma queda significativa na quantidade de espécies entre os anos de 1970 a 1995. Só nesse período, 35% dos animais de água doce e 44% dos animais marinhos foram completamente extintos. Dessa forma, vemos que até hoje o homem moderno não conseguiu estabelecer um convívio harmonioso com a natureza. Vejamos agora, alguns exemplos de animais extintos: 

Dôdo
Ave que vivia em pequenas ilhas do Oceano Índico, como as Ilhas Maurício e Reunião. O dodô tinha uma aparência desajeitada e feia, além de não saber voar. Além disso, tinha uma grande quantidade de carne, o que fez com que diversos marinheiros passassem a abater o animal em grandes quantidades, resultando em sua extinção. 

Moa Gigante
 O Moa Gigante era uma ave gigantesca localizada na Nova Zelândia. Medindo 3,7 m de altura, a mesma foi extinta há 700 anos quando o homem chegou naquela região. 

Quagga
 A última espécie da Quagga morreu no Zoológico de Amsterdã em 1883. Era um animal muito semelhante à zebra. A procura por sua pele provocou sua extinção.

Tigre da Tasmânia
 O tigre da tasmânia era um marsupial que vivia na Tasmânia, próximo da Austrália. O animal tinha uma cabeça de raposa e algumas listras. Ficaram conhecidos como grandes predadores de gado e ovelhas, motivo pelo qual foi muito caçado e acabou extinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário