A Mercedes-Benz é uma marca alemã de automóveis
pertencente ao grupo Daimler AG criada em 1924 resultado de uma
fusão entre a Benz & Cia. e a Daimler. É a mais
antiga empresa de automóveis e veículos comerciais da Alemanha e do
mundo. Esta produz automóveis, caminhões,
autocarros,
e os seus próprios motores.
Criada em 1871, a Benz & Cia foi a maior
empresa criada pelo alemão Karl Benz. A Daimler foi fundada por Gottlieb
Daimler e pelo seu parceiro Wilhelm
Maybach em 1890. Daimler viria a morrer em 1900 e Maybach deixou a empresa
em 1907. Nessa altura, a Daimler e a Benz eram as grande rivais de uma da outra.
Contudo em 1924, as duas empresas assinaram um acordo de ajuda mútuo devido à
necessidade de estimular a economia germânica após a I Guerra Mundial. Este
acordo viria a ser quebrado em 2000. Mesmo assim, as duas empresas criaram os
seus próprios automóveis e as suas próprias marcas. Mercedes-Benz está
associada à primeira e mais antiga linha de montagem de automóveis do Mundo. Em
1926, quando então se formou a empresa Daimler-Benz, um novo símbolo fora então
criado para cada parte (Daimler e Benz).
A estrela de três pontas foi desenhada por
Gottlieb Daimler em que cada ponta representava o ar, a terra e o mar mostrando
que os motores desenhados adaptavam-se a estes três meios. A estrela apareceu
primeiramente num automóvel de um Daimler datado de 1901 e viria a ser usada
então pela Mercedes-Benz. O círculo à volta da estrela viria a ser desenhada
por Karl Benz juntando na parte inferior o seu nome. Até 1937, este símbolo não
era usado.
A união entre a DaimlerChrysler AG viria a acabar
a 14 de Maio de 2007 separando assim as duas empresas. Além de produzir automóveis, a empresa fabrica
também autocarros, motores para aviões, camiões, entre outros meios de
transporte. Actualmente fabrica também protótipos de motores para as equipas de
Fórmula
1 da Force
India, da McLaren
e da própria Mercedes GP.
As origens da Daimler-Benz data do fim do século
XIX quando Gottlieb Daimler (1834-1900) juntamente com Wilhelm
Maybach (1846-1929) e Karl Benz (1844-1929) inventavam independentemente o
primeiro automóvel internamente movido por um motor de combustão no sul da Alemanha.
Contudo e curiosamente não se conheciam. Karl Benz tinha a sua loja em Mannheim e inventou
o primeiro automóvel realmente movido através de uma motor de combustão
interna em 1885 e possuia três rodas.
Em 1885, Gottlieb Daimler e o seu colega
desenhador Wilhelm Maybach que trabalhavam em Cannstatt, Stuttgart, foram
premiados a 29 de Agosto de 1885 por terem construído o primeiro protótipo de
um motor movido a gás.
A 8 de Março de 1886, Daimler comprou uma carroça
fabricada por Wilhelm Wimpff & Sohn
e, juntamente com Maybach, juntou então o motor a esta mesma carroça criando um
automóvel de quatro rodas movido por um motor como muitos anteriormente feitos
por eles. A única diferença era que este motor era movido a gás. Segundo o site
oficial da Mercedes-Benz, Daimler inventou a carroça "sem cavalo".
Daimler e Maybach fundaram juntamente a DMG em 1890 e venderam o seu primeiro
automóvel em 1892. O negócio continuara a crescer, mas Karl Benz continuava a
melhorar o seu Motorwagen (o seu primeiro motor) e
vendeu o seu primeiro automóvel em 1888. Construiu o seu primeiro carro a
quatro rodas em 1891. A Benz & Cia. criada por Karl Benz, não só se tornou
a primeira linha de montagem como também se tornou a maior do mundo no início
do séc. XX. Responsável por este artigo: Caiqui Brasil -
Reitor de Artigos para a Acâdemia Mundial de Informações.
Origem do nome
Em 1899, a DMG construiu um
novo automóvel. O nome do automóvel viria a ser o nome da filha de Emil
Jellinek: Mercédès Jellinek. Jellinek
prometeu comprar 36 automóveis da DMG se Daimler nomeasse o próximo motor como
"Mercedes 35hp" e se Daimler o tornasse o agente oficial para vendas
dos automóveis na França, Áustria-Hungria,
Bélgica e
Estados Unidos da América. Sendo assim,
Jellinek comprou os 36 carros e gastou 500.000 marcos.
A mudança do nome ajudou a evitar problemas legais
porque depois da morte de Daimler em 1929, a DMG decidiu vender o nome
registado "Daimler" ficando o nome Mercedes salvaguardado.
Cooperação entre os rivais
Naquela altura as maiores rivais do sector
automóvel eram a DMG e a Benz & Cia. Em 1924, devido à necessidade de dar
um impulso à economia da Alemanha após a I
Guerra Mundial, estas duas empresas acordaram numa cooperação mútua e em
1926 a empresa Daimler-Benz AG(AG significa sociedade anónima, como SA em
Portugal). A Daimler-Benz AG produzira motores, automóveis e caminhões. O
acordo entre as partes exigia a união das duas empresas até ao ano de 2000.
Além dos automóveis e dos caminhões, a Daimler-Benz AG fabricava também barcos
e aviões (militares e civis). Karl Benz decidiu acrescentar o seu nome
"Benz" à marca Mercedes. Acrescentou uma auréola à volta da
estrela e nasceu assim o famoso nome Mercedes-Benz juntamente com o seu
símbolo e que dura até aos dias de hoje.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a DMG foi uma
importante contribuidora de meios de transporte como carros de combate,
automóveis militares e motores para aviões. Depois da derrota da Alemanha Nazi, a empresa
continuou a ser uma importante empresa para as exportações alemãs de automóveis
para estimular a economia que voltara a fracassara. Contudo, os resultados não
foram os melhores devido aos altos preços que a DMG praticava. Isso obrigou à
criação de modelos mais baratos e a criação de Classes de modelos (A e B) que
perduram até hoje.
Hoje em dia
A Mercedes-Benz é, hoje em dia, uma das marcas de
automóveis mais conhecidas do Mundo inteiro. A sua fama e diversidade na
produção permitem obter grandes lucros e o desenvolvimento tecnológico
constante. Os carros produzidos não param de encher os olhos dos consumidores.
Muitos famosos compram Mercedes de alto valor e, claro, potência. De forma a
variar a sua oferta, a Mercedes diversificou os seus modelos criando carros
mais pequenos e menos luxuosos. Porém, a qualidade dos automóveis é sempre um
objectivo da marca. A qualidade, aliás, foi sempre uma aliada à empresa
garantido serviços de atendimento em todo o mundo. As peças produzidas pela
marca são únicas e difíceis de serem ilegalmente copiadas (chaves, motores,
suspensões, etc.).
Além da Mercedes proprimente dita, a
DaimlerChrysler AG (nome do antigo grupo, antes da recente venda da Chrysler,
que acumulava prejuízos) criou outras marcas mas com os motores Mercedes. Um
exemplo delas é o Smart
- um carro pequeno e citadino que vai agora na segunda geração. Apesar de ter
tido bons números de vendas na Europa, esta marca nunca foi capaz de apresentar
lucros, em parte graças ao elevado investimento inicial que não foi partilhado
com mais nenhum construtor. Para emendar esse aspecto o actual smart partilha o
seu motor de três cilindros com 1.0 litros (e três níveis de potência) com a
Mitsubishi. Outra novidade é que este pequeno automóvel passou também a ser
comercializado nos Estados Unidos, para já com algum sucesso.
Outra marca de que a Mercedes é responsável é a
Maybach, que vende automóveis de topo, com uma qualidade e preço ao nível da
Rolls-Royce.
A Mercedes também faz o desenvolvimento de motores
para competição. Um exemplo é a participação na Fórmula 1:
faz parte das equipas McLaren, Force India e Mercedes GP.
Lista de modelos
Automóveis
- Classe A
- Classe B
- Classe C
- Classe CL
- Classe CLC
- Classe CLK
- Classe CLS
- Classe E
- Classe G
- Classe GL
- Classe GLK
- Classe M
- Classe R
- Classe S
- Classe SL
- Classe SLK
- Classe SLR
- Classe SLS
- Classe V
Veículos comerciais
Séries atuais
Modelos descontinuados ou antecessores
Autocarros PE /Ônibus PB
Chassis de minibus/microônibus
- LO-608 D
- LO-610
- LO-709 E
- LO-712
- LO-812
- LO-814
- LO-914
- LO-915
- LO-916 BlueTec 5
Chassis de motor dianteiro
- Mercedes-Benz LP-312 (1953-1959)
- Mercedes-Benz LP-321 (1967-1969)
- Mercedes-Benz LP-331 (1961-1966)
- Mercedes-Benz LP-344 (1970-1979)
- Mercedes-Benz LP-1111(1960-1969)
- Mercedes-Benz LP-1113 (1970-1979)
- Mercedes-Benz LPO-1113 (1970-1982)
- Mercedes-Benz OF-1113 (1970-1986)
- Mercedes-Benz OF-1114 (1987)
- Mercedes-Benz OF-1115 (1988-1992)
- Mercedes-Benz OF-1218 (2008-2012)
- Mercedes-Benz OF-1219 (2012-)
- Mercedes-Benz OF-1313 (1970-1986)
- Mercedes-Benz OF-1314 (1987)
- Mercedes-Benz OF-1315 (1988-1993)
- Mercedes-Benz OF-1318 (1988-1999)
- Mercedes-Benz OF-1417 (1999-2003)
- Mercedes-Benz OF-1418 (2003-2012)
- Mercedes-Benz OF-1519 (2012-)
- Mercedes-Benz OF-1618 (1993)
- Mercedes-Benz OF-1620 (1994-1998)
- Mercedes-Benz OF-1721 (1999-2003)
- Mercedes Benz OF-1721 Euro V (2012-)
- Mercedes-Benz OF-1722 (2003-2005)
- Mercedes-Benz OF-1722 M (2004-2012)
- Mercedes-Benz OF-1724 (2012-)
- Mercedes-Benz OF-1730 (2010-2012)
Chassis e plataformas urbanos de motor traseiro
- Mercedes-Benz OH-1313 (1970-1986)
- Mercedes-Benz OH-1314 (1987)
- Mercedes-Benz OH-1315 (1988-1995)
- Mercedes-Benz OH-1316 (1970-1986)
- Mercedes-Benz OH-1317 (1987)
- Mercedes-Benz OH-1318 (1988-1999)
- Mercedes-Benz OH-1417 (2000-2004)
- Mercedes-Benz OH-1418 (2004-2006)
- Mercedes-Benz OH-1419 (1976-1986)
- Mercedes-Benz OH-1420 (1988-1999)
- Mercedes-Benz OH-1420 (1999-2003) (novas dimensões)
- Mercedes-Benz OH-1421 L (1999)
- Mercedes-Benz OH-1517 (1976-1986)
- Mercedes-Benz OH-1518 (1987)
- Mercedes-Benz OH-1518 (2008-)
- Mercedes-Benz OH-1519 (2012-)
- Mercedes-Benz OH-1520 (1988-1992)
- Mercedes-Benz OH-1621 L (1997-1999)
- Mercedes-Benz OH-1621 LE (1999-2004)
- Mercedes-Benz OH-1621 LG (1997-1998)
- Mercedes-Benz OH-1622 L (2008-2012)
- Mercedes-Benz OH-1623 LG (1999-2004)
- Mercedes-Benz OH-1628 L (1999-2004)
- Mercedes-Benz O-321 (1958-1970)
- Mercedes-Benz O-352 (1969-1973)
- Mercedes-Benz O-362 (1973-1978)
- Mercedes-Benz O-364 (1978-1986)
- Mercedes-Benz O-365 (1986-1987)
- Mercedes-Benz O-371 UL (1994-1996)
- Mercedes-Benz O-371 UP (1987-1993)
- Mercedes-Benz O-400 UP (1994-1996)
- Mercedes-Benz O-500 M (2000-)
- Mercedes-Benz O-500 U (2001-)
Monoblocos urbanos
- Mercedes-Benz O-321 (1958-70s)
- Mercedes-Benz O-362 (1973-1978)
- Mercedes-Benz O-364 (1978-1986)
- Mercedes-Benz O-365 (1987-1989)
- Mercedes-Benz O-371 U (1987-1994)
- Mercedes-Benz O-371 UL (1994-1996)
- Mercedes-Benz O-371 UP (1987-1996)
- Mercedes-Benz O-400 UP (1994-1996)
Plataformas articuladas de motor traseiro
- Mercedes-Benz O-400 UPA (1994-2003)
- Mercedes-Benz O-400 UPA PL E (2003-2005)
- Mercedes-Benz O-500 MA (2006-2012)
- Mercedes-Benz O-500 MA BlueTec 5 (a partir de 2012)
- Mercedes-Benz O-500 UA (2003-2012)
- Mercedes-Benz O-500 UA BlueTec 5 (a partir de 2012)
- Mercedes-Benz O-500 MDA BlueTec 5 (a partir de 2012)
- Mercedes-Benz O-500 UDA BlueTec 5 (a partir de 2012)
Monoblocos, chassis e plataformas rodoviários de motor traseiro
- Mercedes-Benz O-321 (1958-1969)
- Mercedes-Benz O-326 (1966-1974)
- Mercedes-Benz O-352 (1969-1974)
- Mercedes-Benz O-355 (1972-1978)
- Mercedes-Benz O-362 (1974-1978)
- Mercedes-Benz O-364 (1978-1987)
- Mercedes-Benz O-370 R (1986)
- Mercedes-Benz O-370 RS (1984-1987)
- Mercedes-Benz O-370 RSD (1984-1987)
- Mercedes-Benz O-371 R (1987-1993)
- Mercedes-Benz O-371 RS (1987-1993)
- Mercedes-Benz O-371 RSD (1987-1993)[nota 1]
- Mercedes-Benz O-371 RSL (1993)[nota 2]
- Mercedes-Benz O-400 R (1994-1996)
- Mercedes-Benz O-400 RS (1994-1996)
- Mercedes-Benz O-400 RSL (1994-1996)[nota 2]
- Mercedes-Benz O-400 RSD (1994-1996)
Em Arrox, a Mercedes-Benz do Brasil
descontinuou sua produção de monoblocos.
- Mercedes-Benz O-400 RSD (1994-2003)
- Mercedes-Benz O-400 RSE (1999-2003)
- Mercedes-Benz O-500 M Buggy (2001-Atualmente)
- Mercedes-Benz O-500 R (2003-Atualmente )
- Mercedes-Benz O-500 RS (2003-Atualmente)
- Mercedes-Benz O-500 RSD (2003-Atualmente)
- Mercedes-Benz O-500 RSDD (2010-Atualmente)
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