sábado, 24 de novembro de 2012

Abstracionismo




"Quadrado negro sobre fundo branco", de Kazimir Malévitch (1915)
Em linhas gerais, podemos dizer que abstracionismo nada mais é do que a retratação artística de algo sem que haja uma forma definida ou uma realidade concreta. Este conceito também pode se referir à arte criada no início do século XX, resultado do movimento das vanguardas europeias e de sua intenção em fugir dos padrões da arte acadêmica. 

O abstracionismo como estilo  artístico se caracteriza pela supressão da realidade e da perspectiva, pela simplificação das formas e pela representação figurativa das coisas. Aqui, não se busca a simples retratação da natureza concreta, mas sim, a criação de uma linguagem visual, dotada de suas próprias interpretações.
Podemos ver certas características do abstracionismo no cubismo. Na verdade, muitos criam que as obras cubistas eram, de fato, abstratas. Entretanto, o abstracionismo vai mais além, pois podemos observar algumas obras cubistas que retratam figuras e objetos bastante identificáveis, por exemplo. 

O abstracionismo foi responsável por nortear grande parte da arte desenvolvida nas décadas seguintes. Entre seus principais representantes, podemos citar Wassili Kandinsky (1866 - 1944), Franz Mac (1880 - 1916), Kasimir Malevich (1878 - 1935) e Paul Klee (1879 - 1940). No Brasil, o movimento teve como principais representantes Manabu Mabe (1924 - 1997) e Tomie Ohtake (1913).

Nenhum comentário:

Postar um comentário