quarta-feira, 28 de junho de 2017

Dica de Filmes Para Assistir nas Férias

Filme:Uma Mente Brilhante
O cinema, conhecido também como a Sétima Arte, é uma das expressões artísticas mais consumidas e prestigiadas na contemporaneidade. Apesar de muitos filmes contarem com enredos fictícios e terem fins estritamente comerciais, algumas obras audiovisuais podem ajudar muito os estudantes no desempenho escolar.

Prática considerada por muitos como lazer, assistir a um filme pode ser um bom programa para as férias de quem deseja descansar sem perder o foco no conteúdo das aulas, do vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Alguns filmes retratam momentos históricos ou até mesmo experiências científicas que podem ilustrar e ajudar no aprendizado de conteúdos das disciplinas de Biologia, Química ou Física, por exemplo. Documentários também podem ser aproveitados pelos estudantes, já que esse gênero tem como principal característica a abordagem e exploração de um tema real, mesmo que nele esteja embutida uma visão subjetiva e até parcial de quem o realiza.

Benefícios

Além de oferecer uma abordagem mais leve de temas diversificados, os filmes podem ser uma oportunidade para realizar uma leitura crítica da realidade em questão e inteirar-se de temas atuais ou históricos. Algumas matérias são difíceis de ter o conteúdo tratado em filmes, como a Matemática, mas há algumas obras que podem entreter e motivar os estudos.Um bom filme desperta a concentração do estudante e proporciona desenvolvimento crítico e cultural. Questões polêmicas e complexas podem ser facilmente absorvidas se exemplificadas com filmes. Uma das grandes vantagens é a possibilidade de ver como o conteúdo acontece na prática.

A proximidade com o cinema durante as férias pode ser uma forma de manter contato com a representação dos conteúdos estudados, visualizando diversos aspectos, compreendendo o espaço geográfico em que acontecem. Enfim, é possível identificar conteúdos que foram tratados pelos professores ou que estão previstos para o vestibular ou Enem.

No entanto, assistir a filmes no período de férias não significa abandonar os livros e passar horas a fio na frente da TV, mas sim realizar uma seleção de alguns títulos e intercalar com as leituras. É importante saber dosar e, acima de tudo, tirar proveito dessa possibilidade e divertir-se. Selecione filmes e temas que são realmente relevantes para os estudos e assista com o olhar de quem deseja aprender com a história.

Veja algumas sugestões de filmes que a equipe de professores do Brasil Escola preparou para as férias:

Biologia

- O desafio de Darwin (2009);
- Osmose Jones (2001);
- Uma Verdade Inconveniente (2006);
- Lixo Extraordinário (2010).

Física

- A História de Stephen Hawking (2004);
- Infinity: Um amor sem limites (1996);
- Interestelar (2014);
- Gravidade (2013).

Geografia

- Tempos Modernos (1936);
- Ilha das Flores (1989);
- Babel (2006);
- Adeus, Lenin (2003).

História

- Gladiador (2000);
- O Nome da Rosa (1986);
- 1942: A Conquista do Paraíso (1992);
- Danton (1983);
- A Lista de Schindler (1993).

Língua Portuguesa e Literatura

- A Guerra de Canudos (1996);
- Policarpo Quaresma, herói do Brasil (1998)
- Narradores de Javé (2003);
- Memórias Póstumas (2001);

Matemática

- O Jogo da Imitação (2014);
- Uma Mente Brilhante (2001).

Química

- Homem de ferro 2 (2010);
- Waterworld (1995);
- Perfume: A história de um assassino (2006);
- O dia depois de amanhã (2004).


Brasil Escola

 
INFORNATUS



Nenhum comentário:

Postar um comentário